quarta-feira, 21 de outubro de 2015

RODELÃO6970 É CULTURA

O dia em que o rádio deixou um país em pânico

Quadro 'O rádio faz história' mostra primeira parte do especial sobre o programa 'A Guerra dos Mundos' de Orson Welles





Baixar áudio



O radialista e cineasta Orson Welles, autor de "Guerra dos Mundos". Domínio Público / CC0 / Wikimedia Commons

O programa de maior repercussão na história do rádio foi a 'Guerra dos Mundos', veiculado no dia 30 de outubro de 1938, um domingo.

A criação foi de Orson Welles (1915-1985), que tinha apenas 23 anos de idade quando passou a dirigir o programa de teatro radiofônico chamado Mercury Teatre on the Air (Teatro Mercury no Ar) da rede de emissoras norte-americanas CBS. Naquela data, ele decidiu adaptar para o rádio o romance clássico de ficção científica, de 1897, com o mesmo título, do autor inglês Herbert George Wells. Muito ligado ao teatro, Orson Welles tentou dar veracidade à história de invasão de marcianos na terra.




Em 1998, a entidade Associação dos Artistas da Era de Ouro do Rádio de Pernambuco encenou a Guerra dos Mundos, sob a liderança de Luiz Maranhão Filho. O CD com a encenação foi encartado no livro "Rádio e Pânico - a Guerra dos Mundos 60 anos depois", organizado pelo professor de Comunicação Eduardo Meditsch, de Santa Catarina. No livro, especialistas em ciência da Comunicação analisaram o impacto do programa que mais marcou a mídia no século XX.

Vamos tentar entender porque uma simples atração de rádio levou a população de Nova Jersey, Nova York e outras regiões dos Estados Unidos ao pânico. Em primeiro lugar, o mundo vivia o prenúncio da Segunda Guerra. Havia medo do ar. O nazismo estava crescendo na Europa e ninguém sabia se os Estados Unidos iriam ou não participar da guerra, o que de fato aconteceu em 1941.

Em 1938, já havia no rádio uma divisão entre os horários de notícias e os de entretenimento. Mas o jovem Orson Welles resolveu misturar as duas coisas. As técnicas radiofônicas nos Estados Unidos estavam muito mais avançadas do que no Brasil. Desde o início da atividade, em 1920, as rádios dos EUA já tinham dinheiro vindo do comércio e indústria, o que só vai acontecer no Brasil a partir de 1932.



O público que estava ouvindo o programa Mercury Teatre on the Air desde o início sabia que aquele horário era do teatro. Mas as pessoas que sintonizaram o rádio depois e, por acaso, não ouviram a apresentação do locutor, pensaram que as notícias eram reais porque supostos boletins urgentes interrompiam o programa musical.

Acharam que realmente estava acontecendo uma tragédia. Isso porque o diretor Welles ensaiou com sua grande equipe todos os detalhes. Os atores interpretaram os papéis de cientistas, prefeito, vítimas e jornalistas com muito realismo. Além disso, a sonoplastia foi estudada minuciosamente para reproduzir sons de sirenes, supostas naves espaciais aterrissando na Terra, etc.

A situação de pânico foi tomando conta da população de Nova Jersey. Muitos acreditaram nos depoimentos das autoridades. Pegaram as crianças, as joias e o dinheiro e fugiram sem rumo. Não queriam dar de cara com marcianos. Logo se formou um grande engarrafamento nas estradas. Pessoas buzinavam alucinadamente, algumas tentaram o suicídio. Não há confirmação de que alguém tenha realmente se matado.

Quando a direção da rádio viu que estava acontecendo essa confusão toda, pediu para Orson Welles parar o programa e anunciar que era tudo mentirinha. Mas o diretor não parou. Veiculou o programa até seu final.


Com colaboração da professora da PUC-RJ e jornalista Rose Esquenazi, o quadro O rádio faz história do programa Todas as Vozes desta segunda-feira (19) explica como Welles, através das 'paisagens sonoras', construiu esse cenário de medo na população e mostra trechos da versão em português produzida em 1998 pela Associação dos Artistas da Era de Ouro do Rádio de Pernambuco.

Ouça, no player, o áudio completo.

No dia 2 de novembro, Rose Esquenazi voltará a abordar o tema 'Guerra dos Mundos' no programa Todas as Vozes, com outros trechos do programa que deixou em pânico um em cada cinco ouvintes em 30 de outubro de 1938.



Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.
Produtor
Marcus Aurélio de Carvalho e Marcos Leite









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

RODELÃO6970 SSB

Configurações transmissor largura de banda para ESSB O gráfico a seguir é uma referência para aqueles que precisam para criarem a sua largu...