Rádio 6970

HF-AUTO RÁDIO LIDER FM

BEM VINDOS AO RODELÃO6970

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

RODELÃO6970 2015

YU7AOP Flag Sérvia Sérvia
Zrenjanin Rádio Klub Kej 2. oktobra 19 Zrenjanin 23000 Sérvia






Clube Radio em Zrenjanin foi criada em maio de 1933, e foi ativo 1933-1941, mas não havia nenhuma atividade durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1949, a comunicação amador começou a ser mais popular, por isso, em 1951, a primeira estação de rádio em ondas curtas foi ao ar pela primeira vez. Seu sinal de chamada era YU1ARO que mais tarde é substituído com YU1AOP. A partir de hoje estão YU7AOP e YT7P estão em uso.Desde o início Radio Club era ativo sobre bandas de HF, e mais tarde sobre VHF e UHF, onde eles apresentaram excelentes resultados em vários eventos de competição. O clube também teve sua própria seção ARDF que também se apresentou muito bem ao longo de vários eventos competitivos. Radio Club teve seus altos e pontos baixos durante seu tempo de vida, particularmente durante no final dos anos 90, principalmente porque as dificuldades financeiras.

Hoje clube rádio "Zrenjanin" tem sua própria barraca, duas torres de antenas, algumas rádios de diferente tipo HF, VHF, UHF, portátil e assim por diante. Radio Club tem 36 operadores licenciados, e quase outras tantas não licenciados, fãs de nosso hobby.

As reuniões do clube são realizadas às terças-feiras e sextas-feiras, às 19h00. As entidades licenciadas podem vir para o clube a qualquer momento. Basicamente estamos fazendo modos CW, SSB e Digi em 80/40/20/15/10 metros, um pouco de bandas WARC. Também fazemos VHF e UHF contesta com equipamento modesto, sem as altas expectativas para uma alta classificação.

O plano para o futuro: a formação do maior número de novos operadores de rádio, especialmente as crianças da escola. Por esta razão, por favor, se você tem um rádio velho, equipamento, (também em mau estado - vamos corrigi-lo) qualquer coisa que você não usa, doá-lo para nós , a fim de ter o maior número de operadores em actividade e fãs do nosso belo hobby.

Obrigado antecipadamente ...



































RODELÃO6970 2015


PT2BU Bandeira de Brasil Brasil
JOSÉ BANDEIRA DE MACEDO SQS 102 BL. H - APTO 106 ZIP 70330-080 Brasília - DF Brasil

RODELÃO6970 2015


PRINCIPAL INTERFACE DE UM RADIO AMADOR


Gostaria de apresentar a voces um dos mais importantes equipamentos de uma estação de Radio Amador, trata-se de uma interface, uma interface humana.


Ele e composta de dois receptors estereo ( os ouvidos ) e de um transmissor ( a boca e as cordas vocais ).


Vamos falar dos ouvidos



O ouvido humano é o responsável pelo nosso sentido auditivo.

A maior parte do aparelho auditivo está concentrada no interior da cabeça. Nossos ouvidos são subdivididos em três partes:

• Ouvido externo – onde está o canal auditivo.

• Ouvido médio ou cavidade timpânica – onde se encontram o tímpano, a bigorna, o martelo e o estribo.

• Ouvido interno – onde se concentram o estribo, o nervo auditivo e o caracol (também conhecido por cóclea).

Ao atingirem nossos ouvidos externos, as ondas sonoras percorrem o canal auditivo até chegar no tímpano. Este, por sua vez, vibra quando identifica variações de pressões mesmo muito pequenas, causadas pelas ondas sonoras.

As vibrações do tímpano avisam a dois ossos da cavidade timpânica (martelo e bigorna) que existe um som e estes, então, acionam outro osso (o estribo) que repassa essa informação ao ouvido interno.

Ao passarem por cada um desses obstáculos, as ondas sonoras são amplificadas e chegam ao caracol do ouvido.

O ouvido interno é composto pela cóclea que apresenta forma de caracol. Esta contém pequenos pelos que vibram quando há uma propagação do som. Essa propagação ocorre de forma fácil em virtude de um líquido existente dentro do ouvido interno, que estimula as células nervosas do nervo auditivo enviando esses sinais ao cérebro, fazendo com que tenhamos a percepção do som.




O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa eelasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos.( O SOM não se propaga no vácuo )[1]

Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro monotónico, representado por uma senóide pura, possui uma velocidade de oscilação ou frequência que se mede em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia que se mede em decibéis. Os sons audíveis pelo ouvidohumano têm uma frequência entre 20 Hz e 20.000 Hz. Abaixo e acima desta faixa estão infrassom eultrassom, respectivamente.[2]

Seres humanos e vários animais percebem sons com o sentido da audição, com seus dois ouvidos, o que permite saber a distância e posição da fonte sonora: a chamada audição estereofônica. Muitos sons de baixa frequência também podem ser sentidos por outras partes do corpo e pesquisas revelam que elefantes se comunicam através de infra-sons.

Os sons são usados de várias maneiras, muito especialmente para comunicação através da fala ou, por exemplo, música. A percepção do som também pode ser usada para adquirir informações sobre o ambiente em propriedades como características espaciais (forma, topografia) e presença de outros animais ou objetos. Por exemplo, morcegos, baleias e golfinhos usam a ecolocalização para voar e nadar por entre obstáculos e caçar suas presas. Navios e submarinos usam o sonar; seres humanos recebem e usam informações espaciais percebidas em sons. Outra aplicação importante das ondas sonoras é a visualização de tecidos do corpo: ultrassonografia. Através do eco produzido pelas ondas nos órgãos, é possível analisar as propriedades mecânicas dos tecidos e reproduzílas em imagens em escala de cinza

Vejam então o quanto importante são os nossos ouvidos, e o range de nossa caoacidade de escuta, apesas de nosso sistema possibilitar uma escuta de 20Hz a 20,000 Hz, na faixa etária dos 50 anos ( pois essa capacidade se desgasta com o passer do tempo )normalmente a faixa se estreita para 50Hz a 10,000 Hz, o que é ainda uma boa resposta. A maioria dos radios apresentam uma banda passante de 100Hz a 2,7 Hz, o que já é muito bom, falaremos das frequencias do fundamental da voz na sequencia deste artigo. Sistemas de Hi-Fi com bandas passantes de 50Hz ate 6,000 Hz já apresentam uma ENORME melhora e abrangencia das frequencias. CUIDE bem de seus ouvidos, pois eles são provavelmente um dos melhores equipamento de sua estação.

Vamos falar agora de seu transmissor sonoro, a VOZ





A voz humana consiste no som produzido pelo ser humano usando suas cordas vocais para falar,cantar, gargalhar, chorar, gritar, etc. Sua frequência varia entre 50 e 3400 Hz ( Chamamos isso de fundamental da VOZ Humana ) . De modo geral, o mecanismo para gerar a voz humana pode ser subdividido em três partes: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores -lábios, língua, dentes, palato duro, véu palatar e mandíbula. O pulmão produz um fluxo de ar, que funciona como um combustível para a voz, que é expulso pelo diafragma e passa para as pregas vocais, que vibram e transformam esse ar em pulsos sonoros, formadores da fonte de som da laríngeo. Os músculos da laringe ajustam a duração e a tensão das pregas vocais para adequar aaltura e o tom. Os articuladores articulam e filtram o som emanado pela laringe e até certo ponto podem interagir com o fluxo de ar para fortalecê-lo ou enfraquecê-lo como a fonte do som.
As pregas vocais, juntamente com os articuladores, são capazes de produzir sons altamente intrincados. O tom da voz pode ser modificado para sugerir emoções como raiva, surpresa efelicidade. Cantores usam a voz humana como um instrumento para criar música.


A voz é produzida quando o ar respiratório (vindo dos pulmões) passa pelas pregas vocais, e por nosso comando neural, por meio de ajustes musculares, faz pressões de diferentes graus na região abaixo das pregas vocais, fazendo-as vibrarem. Esse mecanismo se assemelha ao balão, quando o secamos apertando sua "boca", provocando um ruído agudo, fruto da vibração da borracha.
O ar expiratório, que fez as pregas vocais vibrarem, vai sendo modificado e os sons vão sendo articulados (vogais e consoantes). Depois, emitidos pela boca, criam a onda sonora que vai atingir a cóclea do ouvinte. Então a voz é ouvida.
As pregas vocais vibram muito rapidamente. Nos homens, esse número de ciclos vibratórios fica em torno de 125 vezes em um segundo. Na mulher, que tem voz, geralmente, mais aguda, o número aumenta para 250 vezes por segundo. A essa característica damos o nome de frequência. As pregas vocais do homem têm mais massa e são menos esticadas que as da mulher (como no violão, as cordas mais esticadas são mais agudas e vibram mais que as cordas mais graves).


Transmissões de HiFi, com 50Hz a 4K, são mais do que o suficiente para cobrir todo o range da FUNDAMENTAL da voz humana. Transmissões com 6K são importantes para cobrir uma pequena faixa de frequencias, mais presents na emissão das letras " SSS " " XXX " e outras.


Cuidem bem de seus principais equipamentos de interface de sua estação, que são seus ouvidos e a sua voz.


Artigo elaborado por PY1BT - Alexandre

RODELÃO6970 2015

AS MARAVILHAS QUE AMO !!!















terça-feira, 6 de janeiro de 2015

RODELÃO6970 2015


O HOMEM ESCALA 1.500 PÉ TORRE DE TV PARA TROCAR UMA LÂMPADA



O homem escala 1.500 Pé Torre de TV para trocar uma lâmpada









TEMPO