Rádio 6970

HF-AUTO RÁDIO LIDER FM

BEM VINDOS AO RODELÃO6970

sábado, 10 de março de 2012

RODELÃO6970 INFORMA





Prezado Radioamador ou Radiocidadão.
A ANATEL - Agencia Nacional de Telecomunicações disponibilizou em seu site uma página para impressão de boletos para pagamento das taxas referentes ao serviço de radioamador e radiocidadão para o ano de 2012.
Para acessar e imprimir seus boletos, você deve possuir seu numero de CPF  e seu numero Fistel.
O endereço para pagamento é http://sistemas.anatel.gov.br/Boleto
               
O pagamento só pode ser efetuado no Banco do Brasil e a data de vencimento é dia 31/03/2012.

RODELÃO6970 INFORMA



Dicas para o RDXC 2012


PY3TIO e PY3NZ participando do Russian DX Contest 2011



O Russian DX Contest, RDXC é uma competição interessante e desafiadora que tem atraído participantes aos milhares nos últimos anos. 1998, quando o RDXC começou, o contest atraiu apenas 596 participantes, o que já se poderia dizer que foi muito. A partir de então, o regulamento inteligente e a combinação de dois modos num formato de 24h despertou o interesse de muitos competidores nos anos seguintes. Em 2011, foram 3.626 logs recebidos de 119 países (DXCC) diferentes (Tabela 1).
O RDXC é particularmente popular na Europa. Rússia, Alemanha, Ucrânia e Polônia são os países que mais participaram nos últimos anos. O Brasil começou timidamente com 1 participante, mas em 2011 já tivemos 55 estações competindo. Ainda é pouco mais de um quarto dos participantes dos EUA, mas proporcionalmente temos mais participantes que os Estados Unidos (Tabela 2).
c1tgbotu
RESUMO DO REGULAMENTO: (LEIA NA ÍNTEGRA AQUI)
Período: 1200z 17 de Março – 1200z 18 de março.
Categorias:
SOAB–MIX – Single Op, All Bands, MIXED,
SOAB–MIX-LP – Single Op, All Bands, MIXED, Low Power 100 watts
SOAB-MIX-QRP – Single Op, All Bands, MIXED, QRP 5 watts
SOAB–CW – Single Op, All Bands, CW
SOAB–CW–LP – Single Op, All Bands, CW, Low Power 100 watts
SOAB–SSB – Single Op, All Bands, SSB
SOAB–SSB-LP – Single Op, All Bands, SSB, Low Power 100 watts
SOSB – Single Op, single band, MIXED (6 different band entries, separately 160, 80, 40, 20, 15, 10 m)
MOST – Multi Op, All Bands, Single transmitter, MIXED
MO2T – Multi Op, Two transmitters, MIXED
SWL – MIXED

quinta-feira, 8 de março de 2012

RODELÃO6970 INFORMA

Dia da Mulher.

















Cada vez mais é comum a participação feminina na nossa sociedade. No trabalho em casa, em muitos hobby elas estão dominando! Isto é bom.Está crescendo o números de radioamadoras em todo mundo, antes elas
eram figurinhas difíceis de ser encontrada, agora, cada vez mais estão abrilhantando a nossa faixa e participando de DX e contestes. Isso é excelente, pois mostra que todos podem participar deste maravilhoso hobby.
Aqui vão, algumas das abreviações mais utilizada na modalidade telegrafia:
YL, do inglês ”Young Lady” – tratamento dado a qualquer radioamadora, independente da idade.
XYL – usado para definir uma mulher casada ou uma senhora. A letra ”X” vem de Xtal ou operação a cristal.
OM – Old Man – tratamento dado a qualquer radioamador, não importa a idade. (velho, marido, namorado, amante). Os “OMs” gostam de contactar as “YLs” na freqüência.
A modulação feminina torna um QSO mais interessante por não ser tão comum a participação delas diariamente.
Existem muitas ”YLs” ativas em todas as frequências em todo mundo. Aqui alguma delas:
PT2TF – Tereza, Brasília-DF
PY2ATL – Afonsina, Itanhaém-SP
PY2DHP – Elza, Itanhaém-SP
PY5AEV – América, Curitiba-PR
PY7VBG – Maria, Garanhuns-PE
GM4UMN – Christine, ESCÓCIA,
DL1HH – Anita, ALEMANHA,
JI7GAG – Yohko, JAPÃO,
FY4FC – Aimée, CAYENNE,
I0OB – Luciana, ITÁLIA,
Alguns blogs e site das YLs no Brasil e no mundo divulga algumas
atividades delas realizado, desde certificado e diplomas. Vale a pena
ficar ligado e participar destes eventos.

Feliz Dia da Mulher

Não perca tempo e deseje um Feliz dia da Mulher para aquela pessoa que você tanto ama!

Uma homenagem de toda equipe Rodelao6970



terça-feira, 6 de março de 2012

RODELÃO6970 INFORMA

O Retrocesso do Governo Brasileiro contra Radioamadores Expedicionários- Proibida DXpedition para PY0S


Os Radioamadores estão proibidos de realizar Dxpedition no Arquipélago de São Pedro e São Paulo ( PY0S )

o Arquipélago consiste em um conjunto de ilhas rochosas situadas no hemisfério Norte, sobre a Dorsal Meso Atlântica (00º 55,01’ N e 029º 20,76’ W, a cerca de 1.100 Km da cidade de Natal – RN e 520 Km do Arquipélago de Fernando de Noronha – PE). É o ponto do Brasil mais próximo da África, distando aproximadamente 1820 Km de Guiné Bissau. Trata-se de um remoto grupo de ilhas, próximo à linha do Equador, que ocupa uma área emersa de cerca de 17.000 m2, cuja elevação máxima é de 18 m acima do nível do mar.O Aqruipélago de São Pedro e São Paulo está em 16° lugar na lista do DXCC 2011 das entidades mais procuradas.
A proibição que está publicada no website da SERCIM ( Link ) – Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar que coordena e controla o PROGRAMA ARQUIPÉLAGO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO, chegou de surpresa para os Radioamadores. Participam do SECIRM o Ministério das Relações Exteriores (MRE); Ministério da Educação (MEC); Ministério de Minas e Energia (MME); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério do Meio Ambiente (MMA); Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); e a Marinha do Brasil.A LABRE Federal e alguns Grupos de DX do Brasil mostraram uma verdadeira indignação nas Redes Sociais da Internet. Já existe uma grande mobilização por parte dos Radioamadores Brasileiros junto aos Senadores e Deputados Federais para tentar reverter a decisão de proibir Dxpedition para PY0S. A maior preocupação entre os Radioamadores é que esta decisão possa abrir precedentes para restrições em outras entidades no Brasil como ocorre em outras partes do mundo.Os Radioamadores do Nordeste soma-se nesta mobilização e repudia qualquer decisão por parte de orgãos públicos que venham cercear ou a prejudicar o desenvolvimento do Radioamadorismo em nosso país.Venhamos a repetir o que sempre estamos dizendo varias vezes aqui (Nao chegamos a ter no brasil 40 mil radioamadores, e por isto nao somos reconhecidos, e nao temos força nem para apertar o ptt), (PRESCISAMOS NUS UNIR SE NAO A VACA VAI PRO BREJO)

RODELÃO6970


RADIOAMADOR.


 

Por Edivaldo S. Santos   
A Rádio Comunitária Caminhando Na Luz parabeniza todos os Radioamadores da Faixa 6970, pela brilhante Comunicação do Radioamadorismo do Nordeste Brasileiro e em todo País.
E agradecemos pelo intercâmbio feito nesta manhã  no Programa  Paraíso Sertanejo Com Cicero Silva O Sertanejo Do Rádio através da internet na Faixa do Radioamador Abraço a todos do Rodelão 6970. 

RODELÃO6970 VISITA ESTAÇÕES

NOVA ESTAÇÃO DE PY4KO‏ ALEXANDER DA CRUZ SOUZA



.
U4HPC HAMILTON DE ITAUNA COM SEU NOVO RADIO O IC-718

ESTE SONHO DE TER UM RADIO MELHOR,SO FOI CONCRETIZADO PELA AÇAO DE DEUS NO CORAÇAO DE ALGUNS AMIGOS (PY4ACS TONINHO-ITAUNA)(PY4NZ MORATO-DIVINOPOLIS) A ELES O MEU MUITO OBRIGADO MESMO.73



Rodelao6979 Visita em Minas Gerais

segunda-feira, 5 de março de 2012

RODELÃO6970 INFORMA


O Retrocesso do Governo Brasileiro contra Radioamadores Expedicionários
Proibida DXpedition para PY0S

Proibida DXpedition para PY0S

Os Radioamadores estão proibidos de realizar Dxpedition no Arquipélago de São Pedro e São Paulo ( PY0S ), o Arquipélago consiste em um conjunto de ilhas rochosas situadas no hemisfério Norte, sobre a Dorsal Meso Atlântica (00º 55,01’ N e 029º 20,76’ W, a cerca de 1.100 Km da cidade de Natal – RN e 520 Km do Arquipélago de Fernando de Noronha – PE). É o ponto do Brasil mais próximo da África, distando aproximadamente 1820 Km de Guiné Bissau. Trata-se de um remoto grupo de ilhas, próximo à linha do Equador, que ocupa uma área emersa de cerca de 17.000 m2, cuja elevação máxima é de 18 m acima do nível do mar. 

O Aqruipélago de São Pedro e São Paulo está em 16° lugar na lista do DXCC 2011 das entidades mais procuradas. 

A proibição que está publicada no website da SERCIM ( Link ) – Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar que coordena e controla o PROGRAMA ARQUIPÉLAGO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO, chegou de surpresa para os Radioamadores. Participam do SECIRM o Ministério das Relações Exteriores (MRE); Ministério da Educação (MEC); Ministério de Minas e Energia (MME); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério do Meio Ambiente (MMA); Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); e a Marinha do Brasil. 

A LABRE Federal e alguns Grupos de DX do Brasil mostraram uma verdadeira indignação nas Redes Sociais da Internet. Já existe uma grande mobilização por parte dos Radioamadores Brasileiros junto aos Senadores e Deputados Federais para tentar reverter a decisão de proibir Dxpedition para PY0S. A maior preocupação entre os Radioamadores é que esta decisão possa abrir precedentes para restrinções em outras entidades no Brasil como ocorre em outras partes do mundo. 

O Teresina DX Group soma-se nesta mobilização e repudia qualquer decisão por parte de orgãos públicos que venham cercear ou a prejudicar o desenvolvimento do Radioamadorismo em nosso país. 

RODELÃO6970 INFORMA


7.150KHz é a frequencia certa !
QAP piauiense: uma grande rodada, um grande comandante. Sintonizem: 7.150KHz


QAP piauiense: uma grande rodada, um grande comandante. Sintonizem: 7.150KHz

A vontade de se tornar radioamador já era notado deste quando operava nas freqüências do PX (faixa do cidadão-27MHz), onde também comandava uma rodada noturna no canal 21 LSB. PX8E0426 continua operante. 

Osmar Barros de Moura foi se dedicando ainda mais as ondas do rádio, logo em seguida prestou exame para o radioamadorismo, o sucesso foi total, hoje ele é classe A e PS8OB é seu indicativo de chamada, estação tipo 1 (fixo). 

Pouco tempo assim que ingressou no radioamadorismo Osmar começou a comandar uma rodada no espectro de 40 metros. Esses encontros aconteciam nas manhãs. Oficialmente no dia 24 de junho de 1997 foi ao ar em caráter definitivo a rodada QAP PIAUIENSE, para a alegrias de muitos colegas. Essa rodada foi crescendo muito rápido, afinal de contas os sinais de portadoras dos radioamadores surgem de todos os lados, o Brasil todo escuta Osmar através da freqüência 7.150KHz. 


O QAP piauiense acontece todos os dias das 5:50h se estendendo até as 7:15 aproximadamente. Toda rodada que se preza tem seu padrinho, Ademir (PS8ACL) é o responsável por esta “patente”. 

Acordar bem cedo é uma tarefa gratificante para Osmar, pois bem antes do inicio, já se escutam colegas chamando por PS8OB.” Como é legal acordar e saber que já tem muitos colegas aguardando por minha voz através do rádio “, falou Osmar. 

Ainda bem no inicio das transmissões das rodadas Osmar teve que fazer várias viagens, onde contou com o auxilio de outros colegas nas coordenações, entre eles citamos: 

- Evaristo (PS8EA), 
- Nelson (PS8NF), 
- Milton (PS8HF), 
- Jair (PR8JAF Santa Inês-MA), 
- Justino (PS7JF Caicó-RN), 
- João (PY6JSM Conceição do Coité-BA), 
- Mairton (PT7EW,ex PS8MPM), 
- Cardoso (PS8RG). 

Osmar é dono de uma invejável estação, na atualidade ele tem a sua disposição os seguintes equipamentos: 

- Rádio Kenwood TS-440S, 
- Rádio Delta 500 (preto) apelidado de jacaré, 
- Acoplador de antenas Delta OVF 505 II, 
- Rádio VHF MX COM (6 canais), 
- Rádio Icom IC 706 MKIIG (transmissão inoperante), 
- Rádio Delta 500 (cara azul), 
- Rádio Cobra 148GTL (PX), 
- Rádio Voyager VR-158 EGTL DX (PX), 
- Amplificador linear MAC L-120 A (PX), 
- Transvert Zamin CT 840, 
- Microfone KBS 2000S, 
- Frequencímetro Zamin FR 250 (VHF/HF), 
- Fonte de alimentação Keletron 25 A, 
- Fonte de alimentação Keletron 50 A, 
- Antena para 40 metros de fio (V invertido), 
- Antena 6 metros, 
- Antena de VHF Aquário 5/8 onda. 

É isso moçada, o Osmar está bem equipado mesmo, então não faltem e fiquem sempre bem informados sobre o radioamadorismo direto de Teresina-PI a apartir das 5:50h. 
PS8OB mora no bairro Lourival Parente, zonal sul da capital piauiense. 

Texto e fotos: Vianey-PS8FAM 

RODELÃO6970 VISITA ESTAÇÕES NO MARROCOS


CN3AMorocco 





























VISITA DO RODELÃO6970 AO RADIOAMADOR NO MARROCOS - CN3AM

RODELÃO6970 INFORMA



MULHERES RADIOAMADORAS NA BANDA DOS 10 METROS

A Federação de Rádioamadores de Porto Rico (FRAPR), fará seu primeiro concurso em homenagem ao dia Internacional da Mulher o Concurso sera realizado somente na banda dos 10 metros em modo SSB, o concurso começara sábado dia 10 de março, às 9:00h (13:00 UTC)indo ate no domingo dia 11 as 20:59h (00:59 UTC) Será entre as frequências de 28.300 mhz indo ate a frequencia de 28.500 mhz com a potencia máxima de saída de 100 watts.
O objetivo do concurso é promover as operadoras de rádioamador femininas a participarem nas faixas mais baixas. Mesmo que este concurso seja local, haverá um certificado especial para as operadoras do sexo feminino de outros países que entrarem em contato com as radioamadoras porto-riquenhas. Achamos que daqui do brasil nao havera nenhum contato feminino por la, pois nao temos mulheres radioamadoras nestas frequencias,o radioamadorismo para as mesmas nao e uma coisa interessante as novelas atraem mais a atençao delas do que falar em um transceptor que poxa.




ATENÇAO RADIOAMADORES LEIAM ESTA NOTICIA



Débitos constituídos de qualquer natureza, destinados ao FISTEL, passam a implicar no bloqueio dos Sistemas de Outorga, inibindo que as entidades efetuem alterações técnicas, inclusões de estações e expedições de novas licenças.

Bloqueio dos Sistemas de Outorga

Conforme orientação da Procuradoria Especializada da Anatel, obedecendo ao conceito de regularidade fiscal contido no Parecer 825/2010/BSA/PGF/PFE-Anatel, débitos constituídos, de qualquer natureza, destinados ao Fistel, passam a implicar no bloqueio dos Sistemas de Outorga, inibindo que as entidades efetuem alterações técnicas, inclusões de estações e expedições de novas licenças.

O entendimento anterior previa que apenas os devedores relativos à TFF e à TFI culminariam em tais restrições, entretanto, com a nova orientação, as demais receitas que compõem o FISTEL - preços públicos, sanções, receitas de outorga, dentre outros – também farão parte da análise para efeito de bloqueio dos Sistemas


CONCURSO DA ARRL NESTE FIM DE SEMANA FOI ESPETACULAR


COM A AJUDA DA OTIMA PROPAGAÇAO O CONCURSO DA ARRL,QUE FOI FEITO NAS BANDAS DE 160, 80, 40, 20, 15 e 10 METROS FOI UM ESPETACULO NA BANDA DOS 10 METROS POR EXEMPLO ERA IMPOSSIVEL DE SE FALAR, POIS ERA MUITOS RADIOAMADORES DE TODAS AS PARTES DO MUNDO QUERENDO MANTER UM CONTATO,CHEGUEI A OUVIR UMA COISA RARA EM 10 METROS NA PARTE DO DIA, FIQUEI OUVINDO UMA ESTAÇAO DE SAO PAULO CHEGANDO COM SINAL ESPETACULAR COISA QUE PARA 10 METROS NA PARTE DO DIA E QUASE IMPOSSIVEL,DENTRE MILHARES QUE CHEGAVAM COM SINAL DE 9+40+50 MUITO BOM MESMO,JA NA FOTO ACIMA VOCES PODEM CONFERIR NESTE GRAFICO OS CONTATOS FEITOS EM TODAS AS BANDAS NO NOSSO PLANETA, O CONCURSO ACONTECEU DE 3 A 4 DE MARÇO, MAS PARA QUE ISTO FOSSE CAPAZ DE ACONTECER TEMOS QUE AGRADECER AO NOSSO ASTRO MAIOR QUE E O SOL, SEM ELE SEM CHANCE,O RADIOAMADOR PODE TER OS MELHORES EQUIPAMENTOS SE NAO TIVER PROPAGAÇAO, NAO VALE NADA.

TEMPO