Rádio 6970

HF-AUTO RÁDIO LIDER FM

BEM VINDOS AO RODELÃO6970

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ANTENAS PARA PX ( 11 METROS ANTENA VERTICAL EM FORMA DE ” L “

PY2 MG

” Pode ser montada em uma peça acrílica ou usando um “Y” de ferro “

Texto de PY2NE
antena px 11 metros 01 propagação aberta são paulo

Esta antena pode ser montada empregando como base um Y de ferro de meia (figura acima) ou uma base de Material Isolante como na figura abaixo.
Montando usando como base um Y de ferro de 1/2.
No Y você enrosca 2 pedaços de tubo de pvc de 15 cm para enfiar os tubos de alumínio dentro. O elemento negativo tem que ser ligado ao Y para dar aterramento, se ele entrar até por dentro do Y melhor. O positivo deve ficar 0.5 cm acima do y dentro do pvc. Coloque terminais no positivo e malha do cabo, fure o pvc varando o tubo de de alumínio para colocar o rebite que vai prender o cabo. Na malha pode ser fazer o mesmo ou ligar direto no Y (rebitar). Para fixar no mastro pode se enroscar um pedaço de tubo de 1/2 de ferro por baixo do Y ou soldar um pedaço de cantoneira de 40 cm (do tipo usado para fazer portão). O cabo deverá ser amarrado no mastro abaixo da antena para evitar rompimento das conexões devido ao próprio peso do cabo e deverá ser colocado silicone nas ligações para evitar oxidação (como já é de praxe).
antenay12º Modo de se montar a antena usando uma base de material isolante de 20cm. Na figura você tem todo o esquema de montagem que é muito fácil. Abaixo foto de uma antena montada através deste sistema. A medida 2,45m dos radiantes é para a faixa de 10m. Para a faixa de 11m deverá ser de 2,63m. Para outras freqüências é só usar elementos com 1/4 de onda.

11 METROS ( FAIXA DO CIDADÃO ) 27MHZ

proj_antpx

Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - Rener

A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - Rener foi criada pela Portaria Ministerial MI-302, de 24 de outubro de 2001, publicada no Diário Oficial da União n º 201, Seção I, de 26 de outubro de 2001, com o objetivo de suprir os meios de comunicações usuais, quando os mesmos não puderem ser acionados, em razão de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública.

O Radioamador, ao longo dos tempos e no mundo todo, tem demonstrado a importância das comunicações, quando chamado para ajudar em situações nas quais o seu serviço humanitário e voluntário seja colocado à disposição das autoridades e em benefício da população.

Países como Estados Unidos da América, Japão, México, Espanha, Colômbia, Argentina, para citar alguns, possuem Redes de Emergência de Radioamadores, integrada com as autoridades competentes, sempre disponíveis e operantes, nas situações de terremotos, inundações, desabamentos, deslizamentos, incêndios florestais, epidemias, furacões, secas, busca e salvamento de aeronaves e embarcações e outras.

O Ministério da Integração, criando a RENER e colocando a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE como coordenadora da operação conjunta Defesa Civil e Radioamadores reconhece, oficialmente, o valor do radioamadorismo e dos Radioamadores brasileiros.
 
Ministério da Integração Nacional
Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil
Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE
Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - RENER
Tel.: (61) 3214-0669
rener@integracao.gov.br

RODELÃO6970


Pérolas Diárias



15 de Agosto

"Havendo-os levado para fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças." Gênesis 19.17
O principal pecado da cidade de Sodoma foi a sua devastadora imoralidade: homossexualismo, perversidade, latrocínio, morte, avareza e cobiça. Em nossos dias também vivemos como em Sodoma. Os governos cada vez mais perdem a sua autoridade e se tornam impotentes diante da crescente criminalidade. Para Ló foi dito naquele tempo: "Livra-te, salva a tua vida." Sem dúvida que essa mensagem de amor não foi anunciada num tom de indiferença, mas num tom muito sério. Ló foi uma pessoa privilegiada, pois dois anjos de Deus vieram a ele pessoalmente; mas eu lhe digo: você também é um privilegiado, pois Deus fala agora ao seu coração por meio da Sua Palavra. Foge para Jesus por amor à sua vida eterna. Deus mesmo se dirige aos homens de hoje, que, como outrora, vivem como em Sodoma. Deus é amor, e Ele ama você também. Por isso: salve a sua vida! Entregue-se a Jesus! Pois Deus não deseja a morte do pecador, mas, sim, que ele se converta e viva eternamente.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Noções Básicas de Ética e Técnica Operacional no Radioamadorismo

RODELÃO6970 E CULTURA RÁDIO AMADORÍSTICO

Estas siglas não são definições de tipos de rádios que os jipeiros estão acostumados a operar, mas sim um (indicativo de chamada), ou seja, o "nome" de quem fala no rádio.
O "rádio PX", aquele radinho que temos em nossos jeeps é uma estação móvel de recepção e transmissão, via rádio em ondas de 11 metros.- É O CHAMADO SERVIÇO DO RÁDIO DO CIDADÃO.
O "rádio PY" é uma estação móvel de recepção e transmissão em ondas em: UHF e VHF (freqüência ultra-elevada) (freqüência muito elevada). É UMA DAS MODALIDADES DO CHAMADO SERVIÇO DE RÁDIO AMADOR.
Por operarem em faixas de ondas diferentes, um não se comunica com o outro. Portanto o PY como indicativo de chamada, varia em cada região e classe de radioamador. (No radioamador existem 4 classes : A B C D). Assim, por exemplo:
 Classe A e B
(indicativo)
Classe C
(indicativo)
Classe D
(indicativo)
São PauloPY 2 PU 2ZZ 2
Rio de JaneiroPY 1PU 1ZZ 1
Minas GeraisPY 4 PU 4ZZ 4
IMPORTANTE SALIENTAR QUE: a operação destes equipamentos, por ser um SERVIÇO, é regulamentado por LEI FEDERAL e portanto, sujeito a autorização e fiscalização do Ministério das Comunicações - através da ANATEL.
Assim, não basta comprar um rádio e a antena no camelô e sair falando, como nós fazemos em nossos jeeps, é preciso ter: LICENÇA DE SERVIÇO DE RÁDIO DO CIDADÃO ou LICENÇA DE SERVIÇO DE RÁDIO AMADOR, conforme o caso, obtidos junto à ANATEL.
Os princípios éticos são a base de um radioamadorismo sadio, fraterno e construtivo.
1. Nenhum grupo ou operador individual tem o direito exclusivo a uma freqüência, a menos que esteja conduzindo um tráfego de emergência.
2. Não interrompa no meio de uma conversação. Espere ao menos que o câmbio da estação que está com a palavra termine. Só então anuncie seu indicativo de chamada (prefixo e nome). O uso da palavra break, só é permitido em casos de comprovada emergência.
3. Mesmo que a estação de chamada que se identificou seja seu melhor amigo, não é sua vez de falar, não entre na freqüência, espere sua oportunidade de falar dentro da seqüência natural.
4. É extremamente desagradável estabelecer uma conversação bilateral, deixando os demais do grupo à parte, em uma rodada de conversa.
5. Nunca faça comentários ou observações durante a conversação de outros. Evite palavreados chulos, palavras ou jargões de sentido duvidoso. Lembre-se que sua transmissão está sendo ouvida por muitos radioescutas.
6. Ajude os menos experientes, faça isso de forma elegante e desinteressada.
7. O trote pelo rádio pode ser gozado, mas coloca a outra parte em desconfiança, insegura e na expectativa de outro trote, isso poderá fazer com que ele não acredite naquilo que esteja ouvindo, numa situação real de emergência.
8. Nunca utilize o rádio para propaganda de atividade comercial, não discuta ou debata temas ligados a política, religião ou futebol.
9. Não lhe é permitido manter uma conversação com outra estação por mais de cinco minutos sem manter um espaço de alguns segundos para que outras estações tenham chance para usar o canal. Não lhe é permitido dinamitar outras estações, usando equipamentos com poder de transmissor ilegalmente ampliado, ou antenas ilegalmente altas.
10. Não se pode transmitir nenhuma música ou jogo em seu rádio.
11. SÓ USE CANAL 9 PARA MENSAGENS DE EMERGÊNCIA
12. Falar ao microfone, por não terem nenhum tipo de prática, algumas pessoas tendem a gritar, enquanto outras engolem as últimas sílabas. Alguns rádio-operadores geram um enorme tumulto durante seu câmbio, por atropelarem as palavras. Esse fato deve-se a não respirarem normalmente. Não fale muito depressa, nem muito devagar, respirando adequadamente para que não fique sem fôlego.
O Alfabeto Fonético, ou Código da UIT (União Internacional de Telecomunicações)
A- AlphaG- GolfM- MikeS- SierraY- Yankee
B- BravoH- HotelN- NovemberT- TangoZ- Zulu
C- CharlieI- IndiaO- OscarU- Uniform 
D- DeltaJ- JulietP- PapaV- Victor 
E- EcoK- KiloQ- QuebecW- Whisky 
F- FoxL- LimaR- RomeuX- ex Ray 
Código Q
QAP- Alguém na escuta?
QSL - Tudo entendido, ok, confirmado.
QRA - Nome da Estação.
QRG - Freqüência em que opera.
QSO - Conversa.
QRT - Parar de transmitir.
QTH - Local da estação.
QSY - Mudar de freqüência.
QRX - Aguarde.
QRH - Há variação na sua (na minha) modulação.
QRL - Estou ocupado.
QRM - Interferência por outra estação.
QRU - Tem algo para mim?
QRV - À disposição.
QRZ - Quem está chamando ? Dê seu prefixo.
QSM - Repita o ultimo câmbio.
QSN - Você me escutou?
QSP - Retransmissão de mensagens.
QSX - Escutarei na freqüência.
QSY - Vou mudar de freqüência.
QSZ - Devo repetir a mensagem?
QTA - Cancele mensagem anterior.
QTC - Mensagem para você.
QTO - Toalete.
QSJ - Dinheiro.
QSP - Ponte.
QTR - Horário.

Fontes: Apostila do curso de preparo para exame do serviço de radioamador Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão www.labre.org fones: (11) 293-4996 ou (11) 294-4160
ANATEL Escritorio regional em São Paulo: Rua vergueiro 3073 Vila Mariana fone (11) 55768800 www.anatel.gov.br

Radioamadores Australianos podem perder Espectro de 2300-2302Mhz



  A Comunicações Australianas e a Autoridade de Meios (ACMA) propuseram alterações na utilização do espectro na banda de 2300 a 2302MHz que limitarão radioamadores australianos. A ACMA pretende realocar o espectro de sistemas de dados sem fio LTE (Long-Term Evolution), popularmente usado para aplicações móveis de banda larga. A alteração proposta permitiria serviços LTE 100MHz entre 2300 e 2400MHz.
De acordo com o Instituto de Wireless da Austrália, esta alocação secundária de Radioamador é a única opção viável para contatos Terra-Lua-Terra (Earth-Moon-Earth, EME) entre Austrália e Região II (onde a atividade EME é 2304MHz) ou a região I (que usa 2320MHz). A atividade EME australiana então seria confinada a 2400MHz (ou superior), onde o equipamento ISM e acesso Wi-Fi são suscetíveis de causar interferências.
Em resposta à notícia da proposta da ACMA, o CEO da ARRL, David Sumner K1ZZ, disse: “Radioamadores nos Estados Unidos não correm perigo imediato de perder 2300-2305MHz porque neste país o uso da banda 2300-2400MHz por vários serviços de rádio é bastante diferente da maior parte do mundo. Infelizmente, nossos colegas em muitos outros países estão enfrentando o mesmo desafio como na Austrália, como a pressão cresce para uso comercial dos serviços de banda larga móveis.”
Se o Ministro Australiano para Banda Larga, Comunicações e Economia Digital aprovar a proposta, radioamadores poderão perder o acesso ao espectro em 2015.
Fonte: VHFMais Radioamadorismo

TEMPO