Rádio 6970

HF-AUTO RÁDIO LIDER FM

BEM VINDOS AO RODELÃO6970

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

RODELÃ6970 GRANDES MARCAS


EU SOU O SONHO DE TODO RADIOAMADOR
ICOM 7600

Foto da capa:

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

RODELÃO6970 O VERDADEIRO RADIOAMADOR BRASILEIRO É UM HOMEM FORTE MESMO COM O PESO DA IDADE .


PV8ADI CLÓVIS PINHEIRO BARRETO

UM POUCO SOBRE PV8ADI



Sou nascido no Nordeste brasileiro no estado do Ceará (PT7) e vivo no Norte do Brasil no estado de RORAIMA (PV8) desde 1974.

Nasci em 1939 e Sou radioamador desde 1979.

Gosto muito do Código Morse e o pratico bastante.

- Sem CW não seria o RADIOAMADOR que sou hoje, mais também prezo as demais modalidades.

Gosto muito deconstruir torres e também tenho isso como profissão, gosto também de produzir antenas como as que podem ver nas fotos abaixo.

Também sou aficcionado por CONTESTES.

P V 8 A D I sempre foi o meu indicativo.


SOBRE MINHA ESTAÇÃO:


Rádio: YAESU FT 2000 DeICOM IC-229H

AMPLIFICADOR: YAESU VL1000 QUADRA SYSTEM

FONTE: YAESU VP1000, YAESU FP2000 e ASTRON 70M

ROTOR: 02 HY-GAIN HAM IV e CDE II

TORRE: AUTO-PORTANTE 25M e 21M, COM STAYS 1x15M

ANTENA: 3 elem FULL SIZE 7MHz, 5 elem 14MHz, 8 elem 5OMHz e 5 elem 21MHz (Todas construídas por mim).


- Antena para 7MHz Full Size.

Antena para 14MHz


- Antena para 50MHz


Estou montando o 1º módulo da torre de 25m.




Enfim. o último parafuso. UFA!!! CONSEGUI.!!!

SOBRE COMO OBTER MEU QSL CARD:

Pode ser via confirmação no Log Book of the Word (LoTW) ou DIRECT

Nunca deixei de retribuir um QSL recebido, por favor tenham paciência se enviares seu QSL DIRECT. Assim que eu recebê-lo

de imediato o responderei.

- RADIOAMADORES BRASILEIROS: Usem o nosso direito, enviem CARTA SOCIAL.








QSL VIA DIRECT WITH CUPON-RÉPONSE OR US$ 2 GREEN TO:
PV8ADI
Clovis Pinheiro Barreto
Rua: Helena Bezerra de Menezes # 711 - Liberdade
Zip. Code: 69309-290 - Boa Vista- Roraima
Brazil

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

RODELÃO6970 TECNOLOGIA

Automatic Link Establishment


Conhecido como ALE, é a nível mundial o padrão de fato para iniciar e manter digitalmente comunicações de rádio em HF. A característica de uma comunicação de rádio HF utilizando o sistema ALE é permitir a uma estação de rádio para fazer contato, ou iniciar um circuito , entre si e outra estação ou uma rede de estações. O objetivo é fornecer um método confiável e rápido de chamada e manter constantemente conectada as estações através da mudança de frequência de acordo com a melhor propagação ionosférica, reduzindo a interferência na recepção, e melhorando a utilização do espectro.

Como funciona ALE

Um rádio ALE combina um rádio transceptor HF SSB controlado por um microprocessador interno e modem FKS. Ele é programado com um único Endereço ALE, semelhante a um número de telefone (ou em novas gerações, um nome de usuário). Quando não ativamente em contato com outra estação, o transceptor HF SSB constantemente varre uma lista de frequências HF chamados canais , ouvindo todos os sinais ALE transmitidos por outras estações de rádio. Ele decodifica informações enviadas por outras estações e grava a taxa de erro de Bit e armazena esta informação como um índice de qualidade da frequência em relação ao endereço do remetente.
Para chegar a uma estação específica, o chamador digita o endereço ALE. Nos rádios ALE é semelhante ao discar um número de telefone. O controlador ALE seleciona o melhor canal disponível ocioso para esse endereço de destino. Após a confirmação do canal é realmente ocioso, ele envia uma breve chamada seletiva sinal de identificação do destinatário. Quando a estação detecta atividade ALE, ele pára e permanece no canal até que possa confirmar ou não se a chamada é para ele. Controladores das duas estações ALE automaticamente fazem aperto de mão (handshake) para confirmar que um link de qualidade suficiente tenha sido estabelecido, em seguida, notifica os operadores que o link está ativo. Se o receptor não responder ou o handshaking falhar, o nó ALE originário normalmente seleciona outra frequência ou de forma aleatória ou de acordo com a tabela de sinal previamente armazenada.
Após a ligação bem sucedida, a estação receptora geralmente emite um alarme sonoro e mostra um alerta visual para o operador, indicando a chamada recebida. Ele também indica o indicativo ou outras informações de identificação da estação ligada, semelhante ao Caller ID. O operador, então, atende a chamada, então pode falar em uma conversa normal de voz ou negocia um link de dados.

ALE como um multiplicador de forças

ALE permite a rápida comunicação e transmissão de mensagens sem a necessidade de centros de mensagens complexas, vários rádios e antenas, ou operadores altamente treinados. Com a remoção destas fontes potenciais de falha, o processo de comunicação tática se torna muito mais robusto e confiável. Os efeitos se estendem além da meramultiplicação da força dos métodos existentes de comunicação; unidades, tais como helicópteros, quando equipado com rádios ALE, agora podem se comunicar de forma confiável em situações onde a equipe está ocupada demais para operar um tradicional rádio. [8] Esta capacidade de permitir a comunicação tática em condições onde operadores treinados e hardware dedicado são inadequados é muitas vezes considerada a verdadeira melhoria oferecidos pela ALE.
ALE é um caminho crítico para aumento da interoperabilidade entre as organizações. Ao permitir que uma estação participe de forma quase simultânea em diversas redes diferentes HF, ALE permite a mensagem de inter-organizações e o monitoramento conveniente sem passar pela necessidade de equipamentos distintos dedicados e operadores para cada organização parceira. Isso reduz drasticamente as considerações de pessoal e equipamentos, permitindo que as pequenas estações móveis ou portáteis possa participar de várias redes e sub-redes . O resultado é a menor fragilidade, resistência reduzida, aumento da capacidade de comunicar informações de forma eficaz, e a capacidade de rapidamente adicionar ou substituir os pontos de comunicação como a situação exige.
Quando combinado com sistema de antenas NVIS técnicas e canais suficientes espalhados por todo o espectro, um nó ALE pode fornecer uma taxa de sucesso maior que 95% na primeira chamada. Isso é significativamente mais confiável do que infra-estrutura celular durante desastres ou guerras ainda é em grande parte imune a tais considerações em si.
As primeiras redes organizadas em ALE nas frequências de rádio amador começaram em 2001, correspondendo com o lançamento do controlador de software livre PC-ALE para rádios de uso amador. Vários anos de desenvolvimento pela organização HFLINK e seus 4000 membros adaptado ALE para ser um sistema amigo livre de interferências. Em 2007, com a internet conectada a rede Hi Frequency Network entrou em escala completa de 24 horas de serviço. A HFN rapidamente se expandiu para cobrir grandes áreas de terra, e tornou-se o principal centro para operações de rádio amador usando o sistema de ALE de padrão global. De acordo com as suas raízes, software ALE usado nos nossos rádios ainda mantém a compatibilidade e interoperabilidade com rádios ALE usados pelo governo, muitos dos quais também já estão disponíveis no mercado excedentes e sendo usado por radioamadores.
Infelizmente ate a publicação deste artigo tanto a América do Sul como o Continente Africano não possui nenhuma estação de radioamador como cluster atuante na rede HFN.

RODELÃO6970 PSK























Multipsk 4.20

Para os que gostam de decodificar protocolos digitais nas frequências de HF eu gostaria de falar sobre a ultima versão do Multipsk, este é um software bem completo e maduro que tem muitos usuários satisfeitos.
Este software requer algum tempo de estudo e conhecimento para que você se sinta confortável em utilizá-lo porque ele decodifica vários protocolos e tem a possibilidade de operar em vários modos digitais ou seja, aprendendo a usar ele vem a substituir (ou complementar) vários programas que algumas vezes mantemos em nosso computador além do Multipsk contar com um modulador/ demodulador para equipamentos SDR.
Como pode ser observado na imagem acima do menu de seleção de modos ele conta com os modos utilizados por Radioamadores e modos Profissionais que possuem limitação de uso para as versões grátis este software que possibilita ao interessado  ter acesso a algumas opções de protocolos digitais usados profissionalmente.
Eu já tive a oportunidade de manter contatos e fazer escuta utilizando quase a todos os modos e tenho lido notas muito positivas a respeito desta ultima versão principalmente para quem o utiliza na modalidade ALE e em JT65, em BPSK sua janela panorâmica é campeã, possibilita visualizar vários contatos e chamadas simultâneas, para responder a um CQ só é necessário dar um duplo click  na estação que esta chamando CQ e o programa já fica pronto para operar.
O programa também tem log para registar seus contatos e se você utiliza outro software de log não se preocupe porque você pode exportar seus contatos em ADIF para depois enviar para o LOTW ou importar em seu log.
Eu recomendo experimentar esta ultima versão do programa ao menos para ter conhecimento caso não goste ou ache o soft muito complicado mas, posso garantir que não é complicado e sim muito completo o preço deste software não é proibitivo e acaba-se tornando uma boa aquisição para sua estação.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

RODELÃO6970

Banda de rádio amador 80m usado para vídeo / dados de banda larga



No Reino Unido têm usado 3.613 MHz para 24 kHz de largura de banda de dados de alta velocidade e transmissões de vídeo Nos últimos anos tem havido um crescente interesse militar em dados de alta velocidade em HF.

Usando modernas técnicas de modulação de um canal SSB pode suportar uma taxa de 12.800 bps e transmissões mais amplas de dados brutos pode suportar taxas de dados proporcionalmente mais rápidos.Experiências têm demonstrado que o vídeo de cor a 15 quadros por segundo pode ser transmitido em HF em uma largura de banda de apenas 18 kHz. Esse é o tipo de banda que podem ser acomodados na rádio 29 MHz banda amadora. Nos ensaios Unido HF ter ocorrido entre Blandford e Portsmouth (Portsdown) e Arbroath e Portsmouth. Eles utilizaram freqüências, licenciado pela Ofcom, de 3,613, 6,390, 7,975 e 13,047 MHz, com largura de banda de até 24 kHz e potência de até 400 watts. Informações sobre estes ensaios pode ser visto ensaios de streaming de vídeo ao longo de um 1320 km HF Aerospace informa que o rádio de ondas curtas (HF) está sendo considerado como uma alternativa às comunicações por satélite

domingo, 18 de agosto de 2013

RODELÃO6970 INFOMAÇÃO



5 MHz a 26 GHz Signal Source Analyzer APPH20G



O APPH20G fornece medições rápidas e precisas de ruído de fase SSB e também fornece plena capacidade de análise no domínio do tempo.

Aplicação de procedimentos de medição comprovadas de correlação cruzada e rotinas de auto-calibração, medição reprodutíveis e precisos são obtidos, mesmo sob condições ambientais variáveis.

Freqüência automática e detecção de nível e auto-calibração simplificar o uso e aplicabilidade.

O instrumento opera tanto com fontes de referência interna ou externa e medidas ofertas de 0,1 Hz até a freqüência de 50 MHz offset.

É um aparelho compacto e poderoso disponível com LAN (VXI-11), USB ou com GPIB (opcional).De interface independente de plataforma intuitiva gráfica do usuário (GUI), a biblioteca API, e poderoso conjunto de linguagem de comando SCPI está disponível.






Interface Gráfica do Usuário


Características
Tudo-em-um sistema de medição compacto
Medidas para baixo para -185 dBc / Hz
Deslocamento intervalo de 0,1 Hz a 50 MHz
Referência interna ou externa selecionável
GUI poderoso
Controle remoto via LAN VXI-11, USBTMC ou GPIB
Aplicações
Fase de propósito geral e ensaios de ruído de amplitude
Aditivos ou residual de fase medições de ruído suportado
Domínio do tempo e análise de espectro
Análise Cross-correlator FFT
Testes de produção automatizada



Especificações chaves

As especificações nas páginas seguintes descrevem o desempenho garantido do analisador de sinal para 25 ± 10 ° C após 30 minutos de período de aquecimento. As especificações típicas descrever o esperado, mas não justifica o desempenho. Min e Max especificações são garantidas.

Parâmetro
Valor
Notas


Faixa de freqüência RF

5 MHz a 26 GHz




Faixa de potência de entrada

-10 A + 23 dBm




Impedância de entrada

VSWR

50 Ohms

<2




Deslocamento Faixa Análise

0,1 Hz a 50 MHz




Precisão de medição

± 4 dB

± 3 dB

± 2 dB

<Deslocamento 10 Hz

<1 kHz compensar

> 1 kHz


O ruído de fase residual (100 MHz)


10 Hz.

1 kHz

10 kHz

-150 DBc / Hz

-174 DBc / Hz

-185 DBc / Hz

Sistema residual de ruído (ext. referências)

Fontes de Referência sintonizável

Interno ou externo

Meas. tempo por correlação

1 Hz (Start)

10 Hz.

100 Hz.

1 kHz



10 seg

1.5 sec

0,5 seg

0,2 seg


Afinação da tensão de saída

0-15 V

ajustável


Faixa de entrada de banda base

Impedância de entrada

Tensão densidade de ruído

-12 A +12 V

1 kOhms

1,2 nV / sqrt (Hz)


Entrada em curto-circuito, f> 1 kHz


Medidas transitórias / Análise no Domínio do Tempo

TEMPO