Rádio 6970

HF-AUTO RÁDIO LIDER FM

BEM VINDOS AO RODELÃO6970

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

RODELÃO6970


TAXA ANUAL DO FISTEL PARA RADIOAMADORES JÁ ESTA DISPONÍVEL


JA ESTA DISPONIVEL NO COMPLICADO SITE DA ANATEL OS BOLETOS PARA O PAGAMENTO DAS TAXAS ANUAIS COM REFERENCIA AO RADIOAMADORISMO 2013, NO QUAL O PRAZO FINAL PARA O PAGAMENTO IRA ATE MARÇO DE 2013, ESCUTANDO OUTRO DIA UM AMIGO, DAMOS TODA A RAZAO NO COMENTARIO FEITO POR ELE QUE FOI O SEGUINTE: ONDE ELE FOI INFORMADO QUE NO SITE DA ANATEL JA SE ENCONTRAVA OS BOLETOS, BASTANDO O RADIOAMADOR RETIRA-LO E PAGAR,MAS ELE FOI FELIZ NO SEU COMENTARIO ONDE DISSE QUE NAO IRIA FAZER A REFERIDA RETIRADA NO SITE, POIS A ANATEL TEM POR OBRIGAÇAO DE MANDA-LO ATE A SUA CASA POIS O MESMO RETIROU OUTRAS VEZES E PAGOU, DAI DEPOIS CHEGOU NA SUA CASA O BOLETO VIA CORREIO,INFORMAMOS AOS NOSSOS AMIGOS RADIOAMADORES, QUE E LEI DE A ANATEL NOS MANDAR O BOLETO VIA CORREIO POIS A INTERESSADA NO DINHEIRO OU NO RECEBIMENTO E ELA, PORTANTO SE NAO CHEGAR NA SUA CASA O BOLETO, VOCE NAO TEM A OBRIGATORIEDADE DE RETIRA-LO NO SITE, AQUILO DE RETIRAR NA INTERNET E SO MAIS UMA FACILIDADE PARA OS RADIOAMADORES, POIS SABEMOS QUE UMA COBRANÇA E SO VALIDADA VIA CORREIOS OU PESSOALMENTE, FORA DISTO E APENAS UMA INFORMAÇAO E UMA FACILIDADE A MAIS. MAS QUE A ANATEL TEM POR OBRIGAÇAO DE TE MANDAR O BOLETO ISTO TEM, E PONTO FINAL

domingo, 20 de janeiro de 2013

RODELAO6970

O Código Morse está no espaço.


Quando muitos pensavam que o Código Morse estava em descompasso com as complexas tecnologias de nosso tempo satelital, ou até mesmo em total desuso, diferentemente de nós do Clube de Radioamadores do CMPA, eis que um experimento japonês evidencia mais uma das incontáveis maneiras de de usar uma ideia genial.

Aliás, aprender código Morse, dentro em breve, poderá ser feito olhando para o céu. O Instituto de Tecnologia Fukuoka do Japão, sigla JAXA, em inglês, lançou o FITSAT-1 (NIWAKA), uma missão experimental para testar a possibilidade de comunicação óptica por satélite. Que consta de pequenos satélites cúbicos com 10 centímetros de aresta dotados de LEDs  de alta energia produzindo pulsos de 200 W gerando flashes muito brilhantes para que se pareçam em brilho com uma estrela artificial. É esperado que estes mini satélites possam ser observados com a vista desarmada ou com binóculos pequenos.

 Mas o mais sensacional é que os flashes dos LEDs vão escrever mensagens no céu noturno em código Morse. Para quem pensava que o Código Morse havia se desconectado de utilização tecnológica ou mesmo sido desativado, bem, olhem para os céus e quando virem os LEDs NIWAKA acendendo nos procurem. Com a maior alegria lhes indicaremos como aprender “a magia dos pontos e traços”, a telegrefia. Para maiores informações acesse http://www.fit.ac.jp/~tanaka/fitsat.shtml.




A sequência de pontos e traços desenhados na imagem acima se nos apresenta desconexa, como se fosse um teste ou uma simulação, pois quatro traços representam as letras CH no código Morse original, após um sinal especial de serviço que aglutina as letras AR e significa fim de mensagem, depois seguem as letras C E R N E E.

Alguns de vocês devem estar se perguntando. "Como foram ter esta ideia? Será que há algum radioamador no Instituto de Tecnologia de Fukuoka?"  Sim o responsável pelo experimento Sr. Takushi Tanaka de indicativo JA6AVG, desde já nosso novo ídolo.


TEMPO