Rádio 6970

HF-AUTO RÁDIO LIDER FM

BEM VINDOS AO RODELÃO6970

quarta-feira, 5 de junho de 2013

RODELÃO6970



Saudações a todos.



Estou convidando a todos para visitarem o site www.antenadx.com.br
Já está no ar de novo com mais de 1000 projetos de antenas, acopladores e afins, para os amantes das montagens de projetos.
O site foi feito com muito carinho e é nosso.
Visitem e bom divertimento.

73 a todos e bons contatos.
Wagner
PU2NOL
GG66RN
Guarulhos SP

terça-feira, 4 de junho de 2013

RODELÃO6970


Operação SO-50





SO-50 é um satélite no Serviço de Amador por Satélite fornecendo funções muito semelhantes a um repetidor FM terrestre tradicional. Ele está disponível para uso amador geral, e descritos a seguir são as técnicas operacionais e equipamentos utilizados para acessá-lo. Como em muitas áreas de tecnologia, exploração de satélite inclui a sua justa porção de calão. Embora não exaustivas, um número de esses termos são usados ​​na presente introdução, com as explicações correspondentes. Boa sorte e bem vindo ao mundo dos satélites amadores!


A Repeater no espaço?

Bem, quase. O uplink (equivalente a uma entrada da repetidora, ou onde você transmitir) e downlink (equivalente a uma saída da repetidora, ou onde você recebe) são em bandas diferentes. A ponto de ter o uplink e downlink em bandas diferentes é que ele permite que você monitore o downlink (normalmente usando fones de ouvido para parar feedback), e verifique se você está fazendo isso dentro Se o uplink e downlink estavam na mesma banda, nós 'd precisa de alguns filtros caros para que pudéssemos ouvir o downlink sem o nosso uplink de-detecção do receptor. É possível operar sem ouvir o downlink, mas não é recomendado a menos que você está muito experientes. Ser capaz de ouvir seus sinais de volta do satélite você vai economizar um monte de frustração!

· Até onde eu posso conseguir?

A área de cobertura, ou pegada , (ver figura 1) é enorme em comparação com um repetidor terrestre, e é normalmente de três mil milhas de diâmetro. Dependendo dapassagem (como o satélite desloca em relação ao groundstation), a maioria, se não toda a Europa está geralmente disponível, em conjunto com o Norte de África.Muitas vezes é possível operar através do Atlântico. Isto significa que existem potencialmente centenas de milhares de estações de amadores, que podem operar simultaneamente o satélite. Com apenas um canal, este satélite é, inevitavelmente, muito ocupado! QSOs são geralmente estilo competição, com uma troca de indicativos, QRA localizadores, relatórios de sinal, e, ocasionalmente, os nomes são trocados.

· Previsão

O satélite está continuamente em órbita da Terra. Isto significa que não é sempre visível a um observador. Então, como você sabe quando ele vai ser visível? A resposta é usar o software de predição. Há uma série de pacotes de software disponíveis, incluindo gratuito. Confira http://www.amsat.org e http://www.amsat-uk.org. Além disso, existe um web http://www.heavens-above.com local disponível para fazer previsões para você.

Ter uma lista de previsão, juntamente com uma bússola magnética irá permitir que você a planejar a passagem com antecedência por saber para onde apontar as antenas. Se você não estiver completamente confiante sobre o software que você está usando, no entanto, ter uma lista impressa com antecedência vai economizar um monte de 'pânico computador durante a passagem do satélite.

· Doppler

Porque o satélite está se movendo em relação à estação terrestre, é necessário estar ciente de um fenômeno conhecido como Doppler turno. Isto é semelhante à queda aparente na frequência que você ouve quando um carro da polícia grita passado com sua sirene. Quando o satélite está vindo na direção de vocês, a freqüência aparece maior do que quando ele está indo longe de você.

o Como regra geral, no início de cada passagem de satélite (conhecidos como PER , ou aquisição de sinal) no 436.800MHz descendente, a frequência da ligação descendente aparece ao observador para ser de cerca de 10 kHz acima da frequência publicado. No final de cada passo de satélite (conhecidos como LOS , ou perda de sinal) no downlink aparece para ser de cerca de 10kHz abaixo da frequência publicado. A freqüência do satélite, de fato permanece constante.

o No outro lado da moeda, no uplink em 145.850MHz, para que esta freqüência seja correta para o satélite, você pode uplink em cerca de 3 kHz abaixo da freqüência publicado em AOS, e 3kHz acima em LOS. Na prática, não é geralmente necessário para ajustar o uplink em um 2m FM uplink, mas você vai se beneficiar de ser capaz de sintonizar o downlink. Em algumas rádios é possível definir a freqüência de subida juntamente com o tom PL 67Hz em uma memória, o que vai ajudar.

Ø É possível corrigir automaticamente Doppler usando um programa de computador adequado e transceptor.


  Equipamentos

Um equívoco comum é que você precisa de grandes matrizes Yagi e rotadores caros para operar satélites, para não mencionar rádios caros na faixa de R $ 1k. Isso não é verdade! Para operar SO-50, você precisa de um rádio FM que pode receber em 70 centímetros e transmitir 5W FM em 2m, com um tom de 67Hz PL, ou seja, um rádio portátil típico nestes dias. Você também pode usar dois rádios separados, um em cada banda, igualmente bem. Se você usar uma única banda de rádio duplo, é extremamente interessante usando um o que lhe permite transmitir em uma banda, ao mesmo tempo receber em outra. Idealmente, o rádio deve ser capaz de sintonizar dentro de 5 kHz para que você possa corrigir Doppler. Pré-programação de memórias da rádio vai ajudar aqui se você estiver usando apenas um rádio FM. Esteja ciente de que algumas rádios por satélite 'prontos' tem um problema definindo tons PL no modo satélite. Além disso, o TS-2000 tem uma desagradável S9 + birdie no downlink de SO-50.

O velho ditado, "se você não pode ouvi-los, você não pode trabalhar com eles" é especialmente verdadeiro em operação por satélite. Então, antes de considerar aumentar o seu ERP, concentrar-se em seu downlink! Este pode ser montado com antena pré-amplificadores de baixo ruído, uma melhor qualidade e / ou cabo coaxial mais antenas, dependendo da configuração.

Porque os sinais no downlink nem sempre são muito fortes, e porque o downlink terá desaparecendo devido a mudanças de polarização, é recomendado que squelch do receptor é aberto permanentemente durante a passagem.

É complicado para receber SO-50 usando apenas a antena pato de borracha fornecida com a maioria dos rádios portáteis porque o downlink é apenas cerca de 100mW. Usando uma antena direcional de mão pequena ajudará enormemente. Mesmo um HB9CV, ou, alternativamente, a três elementos Yagi vai fazer uma grande diferença no downlink. Para SO-50, você não deve precisar de mais de cerca de 10W ERP para fazer contatos, mas isso está assumindo que não há outra estações que executam QRO e têm receptores insensíveis. Não há nada mais frustrante do que saber que você está fazendo isso em (ouvindo-se no downlink), apenas para ser pisado por uma estação que claramente não pode ouvir o satélite em tudo. Estes operadores são conhecidos como jacarés - tudo na boca e não ouvidos.

Uma antena, já está disponível no Reino Unido a partir de AMSAT-UK é a seta Antena (Fig. 3) (http://www.arrowantennas.com/146-437.html), que é famoso na comunidade satélite amador. As alternativas incluem homebrewing sua própria antena. Duas antenas WA5VJB (http://www.clarc.org/Articles/uhf.htm), um para 70 centímetros e outro para 2m montado ortogonalmente na mesma explosão (http://www.g6lvb.com/HomebrewArrow.htm) ou comercialmente, a Cushcraft A270-6S.

O real benefício desses mão Yagis sobre um azimute combinado e sistema de rotor de elevação é que o operador tem retorno e pode muito rapidamente correto para descasamento de polarização girando o crescimento ao longo de seu eixo.

· conveniências Operador

SO-50 passes são curtos (normalmente apenas 14 minutos ou menos), para preparação vai pagar. Ele também precisa de um operador de controle para mudar o transponder. O transponder é um temporizador de dez minutos antes de desliga-se novamente. Porque SO-50 exige um controle manual para ligá-lo, você pode achar que ouvir o satélite nos fins de semana e à noite será mais frutífero, quando há maior probabilidade de serem operadores de controle disponíveis.

Considere todas as tarefas que você vai estar fazendo:

o RETUNE devido ao Doppler: o dia-a apenas rádios FM, pré-programa de cinco memórias em 5kHz passos para as memórias para o downlink: 436,810, 436,805, 436,800, 436,795, 436,790. O início da passagem será de 436,810 e irá diminuir de frequência.

o chave do PTT: você pode querer considerar um pedal. Cuidado com VOX: o atraso cauda VOX pode dificultar o estilo rápido QSO em satélites FM. Há um atraso 1/2S curto para o tom PL para ser reconhecido.

ó Segure o microfone: a combinação de fone de ouvido / microfone é uma boa idéia, dando-lhe a mão livre. Use fones de ouvido para evitar o feedback em operação full duplex!

o Point e orientar a antena: embora as antenas são leves, o braço começa a doer durante a passagem!

ó Verifique o previsto título e elevação com a listagem de previsão e uma bússola: vale a pena preparar-se para o passe, acompanhando a passagem prevista do satélite, garantindo que não existem obstáculos.

ó Acesse os QSOs: um gravador de fita cassete ou dispositivo de ditado ajuda muito aqui.

o Ter um QSO em um canal muito ocupado: a paciência é uma virtude aqui. É provável que você não terá sucesso em sua primeira tentativa, e é aí que a preparação e a experiência de aprendizagem vêm dentro

 Boa sorte!

Operação de satélite é um desafio, tanto tecnicamente quanto do ponto de vista operacional. Mas você não precisa de equipamentos de grande porte ou caro para operá-los. Lembre-se de apoiar AMSAT-UK que representam os operadores de satélites amadores no Reino Unido. Finalmente, bem-vindo à era do espaço e do mundo dos satélites amadores!

73, Howard G6LVB





Bom Dia




TEMPO