Mais um mistério do mundo, meus amigos! É realmente esquisito. Trata-se de uma estação de rádio de ondas curtas que, desde 1982, transmite sons estranhos sem nenhum sentido aparente. Eu amo este caso, particularmente, porque desde a infância eu sou louco por transmissões estranhas. Todo esse mistério sempre me fascinou.
Essa rádio é tão notável, que há sites criados apenas para monitorá-la, onde você pode ouvir por stream. Logicamente, você precisa de um rádio especial (de ondas curtas) para ouvi-la, já que aparelhos de “música” não conseguem. Alguém aí pensou em Lost? Pois é!
Já faz muito tempo que a galera investiga isso, já tendo até mesmo dado a ela o apelido de “The Buzzer”. Ela foi descoberta em 1982, embora algumas vertentes digam que ela surgiu neste ano, mas não há certeza. Quem sabe há quanto tempo ela faz isso? O som é vibrante, dura 0,8 segundo, passando por 1-1, 3 segundos, e repetindo-se 21-34 vezes por minuto.
Um minuto antes de cada hora, quando o tom de repetição é substituído por um tom continuo, que continua por um minuto até que o tom de repetição volte a tocar. Entre as 07:00 e 07:50 GMT, a estação abaixa o consumo de energia e é quando, aparentemente, a manutenção do transmissor acontece.
E o histórico dela é seguinte: desde quando descobriram a transmissão, ela emitia um repetitivo “bip” de dois segundos e depois mudando para uma campainha no começo da década de 90. Logo depois, mudou para um tom mais alto e de duração maior até em janeiro de 2003, tenha voltado para o tom anterior.
Agora, a parte mais sinistra: Frequentemente, é possível ouvir conversas distantes e outros ruídos no fundo. Sugere-se que o dispositivo é operado com um microfone que capta tudo, de uma forma acidental ou não. Raras vezes, vozes estranhas surgem ao fundo – o evento só ocorreu quatro vezes, desde 1982. A conversa, em russo, dizia o seguinte: “Я – 143. Не получаю генератор “. “Идёт такая работа от аппаратной”, traduzindo, “Eu sou o 143. Eu não recebo o oscilador (gerador).” e “Isso é o que a sala de operações está emitindo.” ou “Essas são as ordens de operações.”. Bizarro, não?
Nem mesmo o governo russo sabe do porque dessas estações existirem. Há, inclusive, outras duas chamadas E11 e E25. Há teorias de que sua função é monitorar algo, na atmosfera ou em outro lugar. Sua origem pode ter derivado da Guerra Fria. Algumas dessas mensagens de voz indicam diversas coordenadas que caem em lugares como Iraque, Irã, ilhas e pontos no oceano – onde testes poderiam ter acontecido. Às vezes pareciam abafadas por alguma coisa, talvez uma mascara. Códigos Morse podem ser ouvidos também.
Fotos de satélite revelaram o local da estação em Pavarovo (Russia), e um grupo foi até ela investigar. Tiveram uma surpresa: Deparou-se com um local totalmente abandonado, cujos aparelhos datavam de muitos anos e estavam lá, largados. Telefones, maquinários, documentos, mobília… Tudo. (as fotos seguem no fim do tópico). E nem tudo era aberto: Havia locais trancados, levando a lugares que eles não conseguiram acessar. O que deve se esconder nesses locais? Se alguém quiser encontra-la via Google Earth, as coordenadas são 56°04 ″ N do ′ 58, 37°05 ″ E do ′ 22.
Para que serviria esta rádio? Monitoramento da posição dos inimigos? Rádio espiã? Testes nucleares? Algum aviso perdido? Há quem associe a busca de OVNIs e até viagem temporal – visto que ela, em uma das teorias, captaria sons perdidos no espaço tempo e daria a coordenada do acontecimento. – O que há de verdade e de mentira?
O mistério permanece…
Nenhum comentário:
Postar um comentário