Pais e Filhos Próxima Geração de Contesters
Pais e filhos
As bem conhecidas reivindicações dizendo que todo homem deve construir uma casa, plantar uma árvore e ter um filho. Gostaria de estender essa lista, no caso de o homem é um rádio amador, com mais um objetivo - fazer com que seu filho se torna interessado em Amateur Radio. No verão passado, eu visitei alguns radioamadores experientes que já tenham cumprido o meu aforismo modificado.
Organizado Amateur Radio está comemorando o seu centenário estes dias. É certamente um dos passatempos mais rápida evolução e cada geração de entusiastas de rádio é confrontado com novas técnicas e tecnologias para aprender e praticar. Algumas peças de comunicação sem fio por meio de mudança radiação eletromagnética mais rápido, outros permanecem basicamente os mesmos. O transmissor de ignição é uma peça de museu, mas o código Morse ainda é amplamente usado e realmente amado por muitos. As antenas tornaram-se elaborado e eficiente, mas eles são basicamente os mesmos condutores em espaço livre. No entanto, a diferença entre um detector de cristal e um Software Defined Radio é astronômico. A estreita cooperação entre as gerações de entusiastas de rádio é bom tanto para o velho eo novo. Os bons velhos tempos de muitos clubes de rádio ativas se foram, assim as oportunidades de aprendizagem prática são escassos. No entanto, ter um pai que é um amador de rádio, ou profissional, é um ativo valioso. É natural para um pai para orientar seu filho e passar para ele como muito da experiência acumulada e sabedoria possível. Se você não tem um filho para seguir seus passos, tente com uma filha ou um sobrinho.Reciprocamente, as pessoas mais jovens, que crescem em mundo digital, pode fazer interface com computadores rádios mais fácil de resolver para aqueles que são mais velhos. A Internet não é uma ameaça para o rádio amador, pelo contrário, canais de informação rápida pode aumentar o nível de conhecimento e proficiência.
Lukasz, SP8CUR com seu pai, Marek, SP8CUW, em casa.
Lukasz, SP8CUR tem 27 anos agora, mas muito tempo atrás, quando ele tinha 10 anos, seu pai costumava levá-lo para o clube de rádio na escola secundária local em Lancut, sul-leste da Polônia. Seu interesse pela rádio era tão profunda que ele passou no teste de licença de nível de entrada, com a idade de 11 e tem privilégios totais de um ano mais tarde. Quando a família mudou-se para um subúrbio, um reticulado torre free-standing foi imediatamente erguido ao lado da casa. Lukasz, SP8CUR começou contestação séria e tornou-se cada vez mais envolvido no passatempo.Hoje, um site dedicado contestação alguns 2 milhas longe de casa está em construção. Ele vai ser um muito competitivo set-up com yagis empilhados em torres de 100 pés. O segredo do progresso da Lukasz é seu pai Marek, SP8CUW. Ele tem sido encorajar e ajudar seu filho em todos os sentidos; recebendo o hardware, a instalação das antenas e equipamentos, repará-los. É uma equipe em que Lukasz faz a maioria do operacional no ar e Marek é o engenheiro-chefe.
Marek, SP8CUW, inspeciona um amplificador de potência na Radio Shack.
Pai - Marek, SP8CUW, e seu filho Lukasz, SP8CUR, no seu posto de concurso em construção
Outra equipe que visitei este verão segue o mesmo padrão. Tomek, SP7UWL faz a maioria do funcionamento, enquanto seu pai Zbigniew, SP7EWL prefere agir como o pessoal de terra. Literalmente, para evitar a escalada das torres quando o filho está afastado, ambas as antenas são reduzidos para maintainace e ajuste. A estação que eles compartilham é o país, várias milhas de distância a partir de Kielce, uma cidade de tamanho médio no centro-sul da Polónia. Enquanto eles viviam em Kielce, o pai costumava levar seu filho de 9 anos de idade para o clube de rádio local. Tomek tornou-se, então, um registrado Onda Curta Listener, mas teve que esperar até que ele completou 15 anos para fazer o teste de licença. O ano era 1990, o tempo de mudanças significativas na Europa de Leste. Uma das alterações visíveis, do ponto de vista de um ventilador de rádio, era o acesso ao equipamento feito comercialmente. A arte de home-brewing morreu lentamente aqui e Tomek Nunca se envolveu no lado técnico do hobby. Felizmente, seu pai é profissionalmente envolvidas na comunicação por rádio e pode resolver todos os problemas com que se deparam. A estação é ao mesmo tempo moderno e avançado, incluindo o controlo remoto. Tomek, SP7UWL se associou a equipe concurso SN0HQ em 2012, como ele é um operador brilhante em ambos CW e SSB.
Zbigniew, SP7EWL, e seu filho Tomek, SP7UWL, em sua sala de rádio puro.
SP7EWL e SP7UWL trabalhando juntos em feedlines antena.
As antenas a nível de manutenção - SP7EWL e SP7UWL.
Wieslaw, SP4Z, durante a inspeção de seus fios da antena receptora.
A terceira equipe de pai e filho eu visitei em julho de 2013 é de configuração ligeiramente diferente. O pai é um operador hábil e diligente construtor, o filho ainda é um recém-chegado. Eles vivem no nordeste da Polónia, o pai é Wieslaw, SP4Z e seu filho Piotr, SQ4LP é de 21 anos de idade. SP4Z pode ser ouvido em muitas competições e ele era um árbitro durante a competição WRTC2010 em Moscou e está programado para uma repetição durante o WRTC2014. Wieslaw é um professor e um forte defensor da Amateur Radio entre os seus alunos, então era óbvio que seus filhos se tornaram operadores licenciados no início da adolescência. Piotr é muitas vezes no ar e dá uma mão quando as antenas impressionantes precisam de reparo. Tenho certeza que ele vai continuar e desenvolver seu interesse por este hobby que é quase seu direito de primogenitura. A maioria dos amigos da família, e até mesmo muitos colegas de escola velhos, estão em uma forma ou de outra envolvidos em rádio Ham. Quando Wieslaw fez seus primeiros contatos de rádio em 1976, ele tinha 11 anos ea emoção foi muito maior do que pode ser hoje para qualquer um que gira uma estação de rádio. Se quisermos fazer este passatempo mais meanigful e atraente para os jovens, devemos trazer de volta a emoção.
Piotr, SQ4LP, aos comandos da estação que ele divide com sua SP4Z pai.
O QTH de SP4Z e SQ4LP em uma pequena comunidade no nordeste da Polónia.
Henryk Kotowski, SM0JHF