Marco para a wi-fi com 'T-raios'
esquisaores no Japão bateu o recorde de transmissão de dados sem fio na faixa de terahertz, uma parte inexplorada do espectro eletromagnético.
O dispositivo será melhorada pela adição de uma primeira antena para aumentar a sua eficiência
A taxa de dados é de 20 vezes maior do que o melhor comumente usado wi-fi padrão.
Como os consumidores se tornam cada vez mais famintos por altas taxas de dados, padrão mais baixo de freqüência de bandas tornaram-se lotado.
A pesquisa, publicada em Cartas Eletrônicos , acrescenta que a idéia de que este "T-ray" banda poderia oferecer enormes faixas de largura de banda para transmissão de dados.
A banda encontra-se entre o micro-ondas e longe do infravermelho regiões do espectro, e atualmente é completamente desregulado por agências de telecomunicações.
Apesar do nome, a banda informalmente faz uso de frequências entre cerca de 300 gigahertz (300GHz ou cerca de 60 vezes maior do que a mais alta corrente wi-fi padrão) a cerca de 3THz, 10 vezes maior de novo.
É utilizado principalmente para geração de imagens em contextos de pesquisa, como ondas terahertz penetrar em muitos materiais tão eficazmente como os raios X mas a energia depósito muito menos e, portanto, causar menos danos.
Até recentemente, a tecnologia necessária tanto para gerar e detectar esses "raios-T" foi demasiado volumoso, caro ou sedento de poder oferecer uma alternativa plausível para os dispositivos existentes enfiadas dentro smartphones ou roteadores Wi-Fi.
Isso parece prestes a mudar, em Novembro de componente eletrônico empresa ROHM demonstrou uma 1.5Gb / s taxa de transferência (1,5 bilhões de bits por segundo) em uma freqüência de 300GHz .
Terahertz wi-fi, provavelmente só funcionam dentro de intervalos de cerca de 10m, mas poderia, em teoria as taxas de dados de suporte até 100Gb / s - cerca de 15 vezes maior que a próxima geração 802.11ac padrão wi-fi que está em desenvolvimento.
O novo trabalho, por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Tóquio, demonstraram 3Gb / s de transmissão a 542GHz.
No coração do dispositivo da equipa um milímetro quadrado é o que é conhecido como um díodo de encapsulamento ressonante, ou RTD.
Diodos Tunnelling têm a característica invulgar que a tensão através deles pode, por vezes, ir para baixo como corrente é aumentada.
RTDs são projetados de tal forma que este processo faz com que o diodo de "ressonância", que no desenho do trabalho atual também significa que sprays ondas na faixa de terahertz.
A equipe agora está trabalhando para melhorar o seu dispositivo à prova de princípio e alargar a sua gama mais fundo no regime terahertz, bem como aumentando a sua potência.
RODELÃO6970