domingo, 5 de agosto de 2018

RODELÃO6970 2018 AGSTO

Fim de uma era! Rádio FM começa ter sinal desligado pelo mundo; no Brasil deve demorar


Apesar de estar disponível no hardware de muitos aparelhos, fabricantes como a Samsung, por exemplo, não disponibilizam mais o software de rádio FM em seus dispositivos. Seguindo essa tendência mundial, a Noruega é o primeiro país do mundo a acabar onde as transmissões estão migrando completamente, a partir desta semana, para o sistema digital.
Diferente daqui do Brasil, por lá o rádio se tornou um tanto quanto irrelevante na vida da população e desde 2011, seis anos atrás, o governo aprovou o desligamento das transmissões, que até o final do ano em todo país será totalmente digital.

.Imagem relacionada

Entre os fatores que motivaram esse projeto, segundo o governo norueguês, foram os altos de manutenção em virtude das condições topográficas do país. Dessa forma as emissoras devem economizar cerca de US$ 200 milhões (R$ 700 milhões) ao ano coma mudança do formato.
Contudo, a medida não teve apoio popular, inclusive com a Associação de Rádios Locais criticou a postura do governo por conta das demissões que isso deve acarretar, principalmente em emissoras pequenas.

Aqui no Brasil, no entanto, essa tendência mundial ainda deve demorar bastante para acontecer por diversos motivos. A começar pelo rádio ainda ser bastante influente, principalmente entre as donas de casa e pessoas mais velhas, assim como para saber informações sobre o trânsito enquanto se dirige.
O segundo fator é que a frequência AM ainda existe, apesar de muitas rádios terem migrado para o FM e, também, isso depende muito da liberação das faixas 5 e 6 atualmente utilizadas pela TV analógica, assim que o sinal de televisão digital for implantado em todo o território nacional.

RODELÃO6970 2018 AGOSTO

O fim do Rádio AM! Decreto que prevê prazo para migração ao FM é assinado




Enquanto o sinal de rádio FM tem sido desligado pelo mundo desde janeiro do ano passado, no Brasil ele ainda é bastante popular. Já o que está perdendo espaço é o AM, cujas emissoras têm procurado dials na “frequência modulada” para alocar seus espaços e facilitar o acesso aos ouvintes.

A migração já está ocorrendo há algum tempo e agora ela deve evoluir em uma velocidade maior. Nesta quinta-feira, o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, assinou o decreto que abrirá o prazo de 180 dias para as rádios que ainda operam na faixa AM solicitarem a migração para a FM. A medida atendeu a um pleito da ABERT.

A expectativa é que o decreto presidencial já seja publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. Quando isso acontecer, começará o prazo legal. As rádios AM que atuam em cobertura local, regional ou nacional, com interesse na migração, deverão solicitar a mudança ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Atualmente, das 1.781 estações em “amplitude modulada”, 1.332 já pediram a adaptação da outorga. Delas, 619 chegaram a assinar o aditivo contratual. O decreto fará com que até 449 emissoras AM consigam dar entrada na alteração. Da mesma forma que foi feito na primeira fase, a ABERT ficará à disposição para orientar as emissoras com interesse na migração a respeito de todas as etapas do processo.


Postagem em destaque

RODELÃO6970 SSB

Configurações transmissor largura de banda para ESSB O gráfico a seguir é uma referência para aqueles que precisam para criarem a sua largu...