O Mundo Maravilhoso do Radioamadorismo |
EU GOSTO DO RÁDIO E VOCÊ
CONHEÇA ESSE MUNDO MARAVILHOSO DO RADIOAMADORISMO
Enquanto o leitor milhões lê este texto de pessoas em todo o planeta utilizam sistemas de telecomunicações com as mais diversas aplicações: industriais, comerciais, pessoais etc. Seja para ligar para os familiares, fazer contatos comerciais, conversar com amigos no Skype ou no Messenger, todos utilizam ondas eletromagnéticas, ainda que às vezes sequer percebamos, caso de aviões que conversam com torres de aeroportos, ou navios se comunicam com autoridades portuárias. Enfim, um mundo de acontecimentos se desenrolam no espaço radioelétrico e/ou por uma intrincada rede de cabos marítimos, subterrâneos, satélites para que a vida aconteça. No entanto existe uma parcela dessa sociedade com interesse não apenas na aplicação e utilização das tecnologias de informação.
Por simples amor à arte de se comunicar dedicam-se à invenção, aperfeiçoamento e inovação dos meios de telecomunicações, constituindo uma Elite Intelectual de Cidadãos que muito contribuem para o desenvolvimento do País e da harmonia social. São eles os radioamadores da qual eu com muito orgulho fazer parte. Meu prefixo é o ZZ2VZI. Esta atividade encontra membros nas localidades mais remotas e longínquas do planeta. O Radioamadorismo, em muitos lugares não tem nada de amador. Assim afirmamos porque existem localidades onde o único meio de comunicação com o mundo exterior é o radioamador.
Entre as valorosas contribuições dos radioamadores está a pioneira utilização das Ondas Curtas para comunicação a distância, o desenvolvimento do FM, das repetidoras em VHF e UHF, o uso do SSB na aeronáutica, a invenção do Walkie-Talkie, o phone patch em repetidoras (espécie de celular experimental), o surgimento da primeira estação de radiodifusão do mundo, a KDKA em Pittsburg (EUA), resultado direto dos experimentos do radioamador Frank Conrad na década de 20. Ainda hoje, apesar da grande oferta de equipamentos industrializados específicos ao Serviço,
os radioamadores mantêm um forte vínculo com a experimentação e a livre criação. Como seus precursores, eles constroem transmissores (baixa potência QRP), receptores, conversores, acopladores, amplificadores lineares, antenas dos mais diferentes tipos etc. Com a digitalização, o computador se tornou um grande aliado e uma nova frente de pesquisa foi aberta: a produção aplicada de softwares. Vários programas (a maioria gratuitos) maximizam projetos de antenas, elaboram prognósticos de propagação e controlam digitalmente equipamentos de uma estação. O computador e seus periféricos também facilitaram a codificação e a produção de novos modos digitais de comunicação, como o PSK, AMTOR e o processamento de um sinal recebido em espectrogramas e DSP.
Fonte:AERESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário