O mundo que passa no alto sertão
Imagine viajar o mundo sem sair de casa e obter conhecimento sobre os mais diversos povos e cultura e trocar correspondências com pessoas de todo o mundo? Você já deve ter imaginado em computador e internet. Mas não é nada disso.
Este é Lenildo da Silva um jovem de 21 anos natural de Cajazeiras - PB e que reside em São José de Piranhas - PB ele é um dos poucos jovens paraibanos que tem o habito de ouvir ondas curtas.
Lenildo conta que havia ganhando um receptor de rádio no ano de 2003 e que aos poucos foi descobrindo que com aquele receptor ele poderia escutar emissoras do mundo inteiro.
Ele ficou abismado ao passar as faixas do rádio e ouvir emissões em inglês, francês, espanhol e inclusive em português vindo de outros países.
Todos os dias no inicio da manhã e no final da tarde Lenildo pega seu receptor senta em uma agradavél cadeira de balanço e viaja por diversos países, prefere sempre ouvir emissoras evangelicas e emissões com conteúdo informativo.
Em uma postagem no Facebook Lenildo descreve uma das emissoras que conseguiu escutar em uma das suas muitas viagens "15720 kHz, Rádio Nova Zelândia Internacional, inglês para a Oceania (via transmissor de 50 kW, localizado em Rangitaiki, Nova Zelândia), 22:02 (UTC), sexta-feira, 18 de maio de 2012. Difusão do noticiário, a cargo de um homem. Notícia na qual se ouve menção ao presidente francês François Hollande. SINPO: 45544". Com este detalhamento técnico Lenildo descreve que está recebendo no receptor o sinal da Rádio Nova Zelândia emitindo em ondas curtas. Imagine só escutar uma emissora de outro país, talvez não seja tão fascinante assim com a internet, mas acompanhar uma emissora da Nova Zelândia no próprio receptor é emocionante.
É assim que todos os dias Lenildo da Silva se mantém ligado em todo o mundo e escuta programas das grandes radios como a Rádio França Internacional e a Deustche Welle da Alemanha sem dispor de internet, Iphone, ou qualquer outro tipo de tecnologia moderna.
RODELÃO6970 INFORMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário