HI-FI - Vamos entender essa modalidade
|
Você sabe o que é HI-FI?
Bom, antes de mais nada é necessário analizar se o rádio que você tem vai ser capaz de reproduzir a qualidade de áudio que você espera. As recomendações/experiências mundiais sinalizam os seguintes equipamentos:
- Kenwood TS-850S com DSP-100
- Kenwood TS-870 - Kenwood TS-2000 - Kenwood TS-820 / TS-830 mediante pequenas modificações - ICOM IC-775DSP - ICOM IC-756PRO - ICOM IC-756PROII - ICOM IC-746PRO - YAESU FT-1000MP e sua série
Quanto aos equipamentos de áudio, temos várias opções, mas vou elencar as mais comuns:
O equipamento produzido pelo W2IHY é um compacto equalizador (8 Band Equalizer) especialmente desenhado para ser utilizado em equipamentos de radioamadorismo, é extremamente versátil e muito funcional, é uma opção barata, mas com limitações. É composto por Pré-Amplificador de microfone, equalizador de 8 faixas (para voz) e noise gate (espécie de squelch que elimina QRM do shack quando paramos de falar para respirarmos). Seu preço é de aproximadamente US$ 250,00 (http://www.w2ihy.com)
Agora se vc quer recursos, profissionalismo, recursos DSP, aí sim falaremos de hi-fi para SSB. Os equipamentos mais populares são os fabricados pela Behringer (http://www.behringer.com), além de profissionais, são de baixo custo, realmente preços extremamente inacreditáveis em função da tecnologia que possuem. Normalmente utilizam-se um pré-amplificador de microfone, equalizador paramétrico e um compressor de áudio, porém são unidades individuais e autônomas, alimentadas por 110 volts. Os modelos mais comuns são os MIC-2200, DSP-1124P e o MDX-2200 respectivamente pré-amplificador de microfone, equalizador paramétrico e um compressor de áudio.
Quanto ao microfone, este é praticamente a parte principal de todo o sistema. Marcas como Shure, Behringer, Marshall possuem microfones dinâmicos e a condensador, este último nada mais é do que um microfone de eletreto maior e com resposta em frequência bem ampla, muito utilizado em estúdios de gravação, rádio, etc. de uso totalmente profissional. A escolha do microfone também é muito pessoal e de acordo com a disponibilidade de investimento, mas há várias opções e preços.
Com relação a conexão, utilizam-se cabos apropriados que podem ser facilmente adquiridos no mercado eletro-eletrônico e os conectores são os tipo CANON ou TRS (P10) também de fácil obtenção. Sobre a conexão dos equipamentos, a sequência de conexão recomendada é a seguinte:
Microfone > Preamplificador > Equalizador > Compressor > Rádio.
Há várias configurações, inclusive com a utilização de mixers que permitem a realimentação do áudio, até a gravação/reprodução direta do rádio, proporcionando uma qualidade incomparável.
Espero que tenha esclarecido um pouco suas dúvidas, fique a vontade em nos questionar, temos colegas membros desta lista com cabedal de conhecimento invejável, além de estarem atualizados e utilizando configurações diferentes.
|
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
VAMOS FALA UM POUCO DE SSB HI FI - NO RODELÃO TEM INFORMAÇÃO DE QUALIDADE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
RODELÃO6970 SSB
Configurações transmissor largura de banda para ESSB O gráfico a seguir é uma referência para aqueles que precisam para criarem a sua largu...
-
Este modelo de Antena é ideal para quem não possui muito espaço disponível e não quer usar antenas verticai...
-
VISITANDO ESTAÇÕES INTERNACIONAIS Cluster hidrometeorológica estação Rádio anteriormente Hopen, agora Hopen estação meteorológica é o assen...
Nenhum comentário:
Postar um comentário