quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O novo KX3 esta chegando



Imagina um transceptor de 160m a 6m, banda corrida na recepção, todos os modos  SSB, CW/Digital, AM, FM, memorias, filtros (hoofing filter) para CW/Digital e SSB, decodificador interno de RTTY e PSK com só pouco mais de 600g de peso?

Pois esta para ser lançado o KX3 da Elekraft companhia americana que produz equipamentos para radioamadores

KX3: Ultra-compacto K3/KX1 híbrido, 160-6 m, 5w/10w/100w (com modulo opcional), todos os modos, 32-bit DSP / SDR, 680g.
Ultraportátil:
4,3 centímetros x 8,9 centímetros x 18,8 centímetros
bateria interna e carregador
ATU interno de longo alcance
novo e ajustável, paddle keyer anexado
… E um painel frontal como o K3, incluindo o mesmo LCD.
Corrente de dreno no modo RX ~ 150 mA. Muito eficiente em TX, com dupla saída de impedância e potencia final de 5W/10W selecionável.
O amplificador de 100W é opcional em um chassis externo. O amplificador interno é 10W com impedância selecionável para que ele também possa operar com a máxima eficiência em 5W.
O interruptor de impedância de saída permite o uso de 5 W eficiente usando suas baterias internas, ou 10 W com alimentação externa.
Informações que vi pela net é que seu preço gira em torno de U$799,00 a versão mais simples.


  share
 

SDR – Radio Definido por Software

SDR quer dizer Software Defined Radio, ou numa tradução livre seria rádio definido por software. Vários artigos na internet usam complexas fórmulas matemáticas para explicar o SDR, mas o conceito básico do SDR pode ser explicado de uma maneira mais simples.
Qualquer tipo de rádio, desde os antigos noveleiros até os atuais modelos mais avançados, podem ser divididos em 3 partes:
A parte de RF transforma os sinais de alta frequência para um sinal de frequência mais baixa – uma faixa de frequência mais apropriada antes que ele sofra qualquer modulação. A parte de RF é formada por filtros, mixadores, amplificadores, osciladores, etc.
O sinal de banda básica é processado/regenerado no Processador de Sinais. Nesta etapa é quando o sinal sofre modulação, demodulação, supressão de portadoras (NF Filtering), redução de ruído, etc.
Na Interface do usuário está a unidade de comando e controles do rádio. É a interface com operador (humano). Geralmente, a interface usa botões, LEDs, etc.
A Abordagem SDR
Da mesma forma que o rádio clássico, o Software Defined Radio também é constituído de três componentes fundamentais RF, Processador de Sinal e Interface do Usuário. Entretanto, a grande diferença está na independência física e lógica entre seus três componentes.
Independência Física significa que cada um dos três componentes pode existir individualmente. Não há razão para que todos os três componentes estejam juntos em no mesmo local. Geograficamente falando, eles pode estar separados a 10 mil quilômetros ou mais se qualquer degradação em termos de performance.
Independência Lógica significa que cada componente em particular pode ser desenvolvido e modificado sem afetar os outros componentes. Especialmente no mundo digital, é possível ter várias instâncias do mesmo componente.
O conceito de SDR ainda está limitado a padrões computacionais de interfaces e protocolos (USB, Firewire, TCP/IP, etc…), bem como pela velocidade dos PCs e conexões com a Internet. Mas há poucos anos atrás nunca poderíamos sonhar que teríamos tudo isso um dia.
Você também pode testar o receptor SDR  antes de pensar em ter um. Existe alguns receptores disponíveis pela internet para isto basta baixar o software, instalar em seu computador e conectar ao receptor.
Veja como é fácil e rápido programar tudo. Primeiro baixe o Software aqui.
Instale o programa, a instalação é intuitiva e rápida, execute o programa Console clicando no ícone veja sua tela inicial:
Abra a pagina dos receptores disponíveis e escolha um receptor clique no ícone do auto falante a direita para abrir a pagina correspondente:
Nesta pagina, esta a informação que você precisa para programar a interface que é o IP ao qual seu computador vai se conectar, nome e senha de acesso. Voltando ao Console, na aba Input Source a primeira a esquerda, escolha a o ícone Remote (via Network):
Clicando neste ícone vai aparecer uma janela de programação onde o IP e senha deverá ser preenchida.
 
 Aqui você deverá informar o IP (173.166.138.244) a porta (esta já esta como default), o Username: Guest (atenção para as letras maiúsculas) e a senha: k0koc ao clicar em Conect e tendo slot disponível no receptor o console ira exibir esta mensagem:
Agora é necessário retornar mais uma vez na aba Input Source e clicar o botão Start e você terá acesso completo ao receptor.
Para mudar a frequência do radio “aponte” com a seta e clique no mouse, a roda do mouse faz a sintonia fina, não deixe de experimentar os filtros em 40 e 80 metros, parece que você esta em VHF.
Bom divertimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

RODELÃO6970 SSB

Configurações transmissor largura de banda para ESSB O gráfico a seguir é uma referência para aqueles que precisam para criarem a sua largu...