Menor transmissor FM do mundo vai acabar no seu celular
A equipe usou os sinais musicais gerados por um telefone celular para modular o sinal de portadora no grafeno, e depois captou a música usando um receptor de rádio FM comum. [Imagem: Chen/Lee/Columbia University]
O menor transmissor de rádio FM do mundo acaba de ser construído por Changyao Chen e Sunwoo Lee, da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos.
O aparelho é um NEMS - um sistema nanoeletromecânico - e foi construído tirando proveito das propriedades mecânicas e elétricas do grafeno.
A capacidade que os celulares e tablets têm de detectar o movimento e a posição em que se encontram deve-se à tecnologia dos MEMS, sistemas microeletromecânicos.
Os NEMS são mil vezes menores, passando da escala micro - o M inicial da sigla MEMS - para a escala nano - o N da sigla NEMS.
A expectativa é que esse nano-rádio possa ajudar a construir telefones celulares e outros equipamentos de transmissão de dados sem fios menores e mais eficientes.
Menor transmissor FM do mundo
A equipe aproveitou a capacidade de "esticamento" do grafeno para ajustar a frequência de saída de um oscilador, criando uma versão mecânica de um componente eletrônico conhecido como oscilador controlado por tensão (VCO - voltage controlled oscillator).
O dispositivo gera um sinal modulado por frequência (FM) na faixa dos 100 megahertz (MHz), na porção média da frequência de FM, que vai dos 87,7 aos 108 MHz.
A equipe usou os sinais musicais gerados por um telefone celular para modular o sinal de portadora no grafeno, e depois captou a música usando um receptor de rádio FM comum.
Encolhimento
Apesar da contínua miniaturização dos aparelhos, a parte do circuito responsável pela geração de sinais de rádio resiste bastante ao "encolhimento".
"Esses componentes fora do chip ocupam um bocado de espaço e consomem muita eletricidade. Além disso, a maioria desses componentes não pode ser facilmente ajustada em frequência, exigindo múltiplas cópias deles para cobrir a gama de frequências utilizadas para comunicação sem fios," explicou Kenneth Shepard, membro da equipe.
O transmissor FM de grafeno supera todos esses problemas, sendo ajustável e consumindo pouquíssima energia - e menor, se não impossível, será muito difícil fazer.
O próximo passo será incorporar o nano-transmissor de FM em uma pastilha de silício, demonstrando a viabilidade de sua inserção no interior dos chips.
Nenhum comentário:
Postar um comentário