AS ONDAS CURTAS
Rádio em português
O Departamento de Português da Rádio Internacional da China (CRIpor) entrou no ar em 15 de abril de 1960. O CRIpor promove transmissões diárias de uma hora via ondas curtas dirigidas a Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Seu alvo de cobertura são 200 milhões de falantes de português espalhados por uma área que soma dez milhões de quilômetros quadrados.
Programas em ondas curtas
Os programas abrangem temas diversos, do noticiário a análises mais profundas, passando por colunas fixas divididas dessa forma: Nos Ares da Cultura, Panorama Econômico, Economia em Destaque, Viagem pela China, No Mundo dos Esportes, Encontro com Ouvintes, Sala de Visitas, Estilo de Vida, Cinemania, Acordes do Oriente e Chinês Dia a Dia.
Boletins informativos para o Brasil
As emissoras brasileiras Brasília Super Rádio FM, sediada na capital do país, e a Rádio Guaíba, de Porto Alegre, transmitem diariamente boletins de cinco minutos elaborados pelo CRIpor com os principais fatos do dia na China.
CRI online em português
A página do CRIpor na Internet está disponível desde 20 de dezembro de 1999, no endereçohttp://portuguese.cri.cn . O conteúdo online se divide em notícias, temas atuais, rádio online, cultura, economia, entretenimento, música, blog, chinês dia-a-dia e vídeo.
Vídeos online em português
A partir de 2008, o CRI online em português passou a produzir e disponibilizar vídeos em sua página, destaque para os quadros China em Cena e Miniconcurso. Também foram feitas transmissões ao vivo de importantes eventos.
Revista Fanzine
No dia 15 de abril de 2004, o CRIpor lançou o jornal Fanzine com o propósito de estreitar os laços com seus ouvintes. A publicação, que em janeiro de 2008 passou a ser uma revista bimestral, cuja versão digital é disponibilizada na página do CRIpor, traz informações sobre as atividades da CRI, modernizações e mudanças, importantes acontecimentos da vida política, econômica, cultural e social, entre outros vários aspectos da vida chinesa, além dos intercâmbios entre a China e os países lusófonos.
Escritório de Representação no Brasil
Em 1999 foi estabelecido no Rio de Janeiro o Escritório de Representação da Rádio Internacional da China no Brasil. Nesse período, cinco jornalistas do CRIpor foram enviados ao Rio na condição de correspondentes dessa emissora.
Escritório Geral da Rádio Internacional da China na América Latina
Desde 31 de março de 2011, o Rio de Janeiro, Brasil, abriga o Escritório Geral da Rádio Internacional da China na América Latina. O CRIpor destacou um de seus profissionais ao cargo do secretário-executivo do escritório.
Ouvintes e Internautas
Em 2010, o CRIpor recebeu mais de oito mil contatos de ouvintes e internautas de mais de dez países e regiões, 80% desses contatos foram feitos através de emails e mensagens postadas no site do CRIpor.
Equipe do CRIpor
O CRIpor conta agora com 21 profissionais entre jornalistas, tradutores e apresentadores, além de quatro jornalistas brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário