terça-feira, 4 de setembro de 2012

R0DELÃO6970 INFORMA



Cientistas implantam chips de rádio em formigas



São Paulo - Cientistas da Universidade de York, no Reino Unido, começaram a implantar chips de rádio em mais de mil formigas da espécie Formica lugubri. O objetivo é analisar como elas se comunicam e se comportam.
Formica lugubri é comum em uma floresta no norte da norte da Grã-Bretanha. Por isso, a pesquisaacontece em Longshaw, uma área de proteção ambiental inglesa. Na região, é possível encontrar mais de mil de colônias deste tipo de formiga, além de 50 milhões de espécimes.


Os especialistas pegam as formigas cuidadosamente. Em poucos segundos, conseguem implantar o receptor de rádio no inseto de cerca de um milímetro de tamanho. Porém, a universidade afirma que o chip não é prejudicial para as formigas.
Esses chips funcionam como radiotransmissores. Cada transmissor é uma espécie de código de barras responsável por catalogar a formiga.
Eles conseguirão transmitir aos pesquisadores como essas formigas se comunicam. Além disso, fornecerá dados sobre como as colônias dessas formigas são interligadas por uma rede de passagens com centenas de rainhas.
O objetivo dos cientistas é reunir dados suficientes para fazer o controle das formigas e da floresta onde elas vivem. Isso porque os pesquisadores acreditam que as formigas formam um sistema complexo de vida e de comunicação. Porém, ele ainda é pouco conhecido pela ciência.
Samuel Ellis, o biólogo da Universidade de York, diz que uma única formiga não é particularmente inteligente. Porém, elas formam um complexo sistema muito eficaz em Longshaw.
Veja abaixo um vídeo sobre o implante do chip nas formigas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

RODELÃO6970 SSB

Configurações transmissor largura de banda para ESSB O gráfico a seguir é uma referência para aqueles que precisam para criarem a sua largu...