A ERA DE OURO DO RÁDIO
- 1935 - Inauguração oficial da Emissora Nacional de Radiodifusão, EN, a 1 de Agosto, marcando o inicio da profissionalização da Rádio em Portugal. ADirecção, nomeada por Duarte Pacheco, ministro das Obras Públicas e Comunicações, era constituída por Henrique Galvão, Manuel Bívar e Pires Cardoso.
- 1936 - Iniciam-se as gravações em disco na Emissora Nacional.
- 1937 - O Emissor de Onda Curta da EN em Barcarena aumenta a sua potência de 2 KW para 10 KW.
- 1939 - A 1 de Setembro, rádio transmite à escala mundial a noticia da invasão da Polónia pelas tropas alemãs, que deu inicio à 2ª Guerra Mundial. A rádio será um eficaz instrumento da propaganda politica durante a guerra, revelando-se um meio de comunicação de massas sem precedentes.
Emissora Nacional de Radiodifusão, Portugal
Edifício.
Fotografia sem data. Produzida durante a actividade do Estúdio Mário Novais: 1933-1983.
Fotografia sem data. Produzida durante a actividade do Estúdio Mário Novais: 1933-1983.
- 1940 – É publicada a primeira Lei Orgânica da Emissora Nacional, Decreto-Lei nº 30752, que promulga a organização dos serviços da Emissora Nacional de Radiodifusão, nomeadamente o Plano de Radiodifusão Nacional e a autonomização da Emissora Nacional face aos correios. O mesmo diploma consagra, ainda, a criação dos emissores regionais do Porto, Coimbra e Faro.
- 1941 – A Emissora Nacional dá início à transmissão de programas em português para o Brasil e EUA. (deve ser esta a data que está relacionada com o inicio da RDPi).
- 1942 – Paul Eisler produz o primeiro rádio com componentes interligados por meio de um circuito impresso.
- 1943 – Entrada em funcionamento do emissor de 50 Kw, onda média, de Castanheira do Ribatejo da EN.
- 1945 – Entra em funcionamento o emissor de onda curta da EN, em Barcarena.
- 1947 – A II Guerra Mundial tinha terminado em 1945, mas só em Junho de 1947 é que é levantada a proibição de funcionamento das estações portuguesas de radioamador.
- 1948 – Com a miniaturização da tecnologia da rádio, os receptores tornaram-se cada vez mais pequenos e potentes.
- 1950 – A 12 de Fevereiro é fundada a União Europeia de Radiodifusão (UER).
- 1952 – Em Julho constroem-se os estúdios da EN no Instituto Superior Técnico para a cobertura da conferência da NATO.
- 1954 – Inauguração oficial do Centro Emissor Ultramarina de Onda Curta de S. Gabriel em Pegões, onde teve inicio o serviço internacional da EN.
- 1955 – A EN inicia as emissões em Frequência Modulada (FM).
- 1956 – A Emissora Nacional inaugura os dois primeiros emissores de FM, Lisboa e Lousã.
- 1957 – Inauguração dos estúdios de rádio da EN na Rua de S. Marçal, pelaBBC, aquando da visita da rainha Isabel II, a 18 de Fevereiro.
- 1960 – Lançamento nos EUA do primeiro satélite destinado a retransmitirsinais de rádio, o Echo 1.
- 1961 – A 4 de Fevereiro a Emissora Nacional cria um plano radiofónico que permite mobilizar repórteres para as operações militares em Angola.
- 1964 – Surgem em Inglaterra as primeiras rádios piratas que emitiam a partir de barcos fundeados a partir das águas territoriais do Reino Unido, sendo a rádio Caroline citada como a rádio pirata mais antiga da Europa.
- 1965 – Em Maio entra em funcionamento o retransmissor de Portalegre, o primeiro, da rede FM, instalado fora de Lisboa.
- 1968 – Em Janeiro iniciam-se as emissões em estereofonia, através do emissor de Lisboa da rede FM
- 1974 – Às 3 horas e 12 minutos do dia 25 de Abril, um grupo de militares ocupa os estúdios de Lisboa do Rádio Clube Português, transformando-o no "Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas". Às 4 horas e 26 minutos dessa madrugada é dado a conhecer ao país, através de um comunicado lido pelo jornalista Joaquim Furtado, que as Forças Armadas haviam saído para a rua, dispostas a derrubar o regime de então e a estabelecer a democracia em Portugal.
- 1975 – Nacionalização da Rádio em Portugal na sequência dos acontecimentos do 25 de Novembro. A maioria das estações portuguesas de radiodifusão no território continental foi nacionalizada.
- 1976 – A Emissora Nacional passa a designar-se RDP, Radiodifusão Portuguesa. É criada a Antena 2 cuja programação é baseada em música clássica e programas culturais.
- 1977 – A Conferência Administrativa Mundial de Radiocomunicações procedeu a uma profunda revisão do regulamento das Radiocomunicações de 1959, liberalizando a banda destinada à Frequência Modulada, alargando o limite superior de banda destinada ao FM para 108MHz. Esta resolução provocou o aparecimento de rádios pirata por toda a Europa.
- 1984 – É publicado o Decreto Lei de 167/84 de 22 de Maio, que institui o estatuto de Radiodifusão Portuguesa, EP.
- 1986 – Criação do projecto Eureka 147, um consórcio de empresas criado pela União Europeia de Radiodifusão, que implementa na Europa o DAB, um sistema digital de rádio com vista a substituir as emissões analógicas de FM.
- 1987 – A 11 de Março, surge a Lei-quadro de licenciamento de Estações Emissoras de Radiodifusão.
- 1988 – Inicio do processo de legalização das rádios piratas portuguesas.
- 1991 – Trevor Baylis, inventa o rádio gerador, aparelho que gera a sua própria energia sem necessidade de pilhas ou ligação eléctrica.
- 1994 – Inauguração oficial da Antena 3, a 26 de Abril, que se destaca por promover a nova música portuguesa e tem como slogan o lema mais música nova.
- 1995 – A RDP África surge como um novo canal vocacionado para os países africanos de língua portuguesa.
- 1996 – São dados os primeiros passos para o DRM, Digital Rádio Mondiale, um sistema que prevê a digitalização da AM (Onda Média, Onda Longa e Onda Curta).
- 1997 – Primeiras licenças de radiodifusão digital nos EUA.
- 1998 – Portugal passa a dispor, progressivamente, do sistema de radiodifusão sonora digital: DAB – Digital Áudio Broadcasting – projecto pioneiro no país, cuja licença, foi atribuída em 1999 à RDP.
- 2003 – A 16 de Junho primeira emissão em DRM, Digital Rádio Mondiale, durante a Conferência Mundial de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações, em Genebra, Suíça.
- 2004 – Reorganização dos media estatais com a criação da Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, holding que reúne RDP e RTP. Esta remodelação contempla, ainda, a partilha, de instalações e serviços na nova sede conjunta da Avenida Marechal Gomes da Costa, em Lisboa e em algumas delegações regionais.
- 2006 – É criada a Rádio Mozart (On-line).
- 2007 – Reestruturação da Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, S.A., concessionária do serviço público de rádio e televisão, pelo Decreto-Lei nº 8/2007 de 14 de Fevereiro, passando a denominar-se Rádio e Televisão de Portugal, S.A.
- 2009 – É criada a rádio on-line Haydn (Assinalando os 200 anos de Haydn).
- 2010 – São criadas as rádios on-line: Vivace (Assinalando os 200 anos de Chopin e Schumman),Lusitânia (Clássicos da Música Portuguesa), Vida (Abordagens social, emocional e familiar do indivíduo), República (Conteúdos relacionados com os 100 anos da República) e Mundial(Informação sobre o Mundial 2010).
- 2010 – Rádio Dance
- 2010 – Rádio Rock
STUDIO GRAVAÇÃO
SINTONIA
VÁLVULAS DE RESERVA
GRUPO GRADORES
Nenhum comentário:
Postar um comentário