terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dicas de Som

 
Dicas de Som

Potência PMPO: fuja desta!
PMPO é a sigla de Peak Music Power Output (Potência de Saída de Pico Musical).
Segundo alguns fabricantes de amplificadores e alto-falantes, é a potência suportada por um pico de tensão com duração de milésimos de segundo.


A questão, é que não existe um padrão no mundo para a medição desse valor. Portanto, é conveniente para boa parte de fabricantes especificar a potência do seu produto em watts PMPO, ou destacá-la na embalagem mais do que a potência em RMS. Não se deixe enganar por potências extraordinárias em amplificadores e falantes, esse número provavelmente é a potência de pico.

Então não adianta nada você comparar os 500 WPMPO de um fabricante com os 2000 WPMPO de outro, tanto para amplificadores ou alto-falantes. E, na realidade atual, os fabricantes obtém a potência PMPO multiplicando a potência real (RMS) por um valor que varia de 2 até 16, é um absurdo! Então, é normal encontrar produtos que tenham "100 Watts RMS" ou incríveis "800 Watts PMPO" por exemplo.

  • Um exemplo prático da confusão dos watts PMPO, é a de você ver em uma vitrine 2 amplificadores: um deles indica "600 watts PMPO" e o outro indica "2000 watts PMPO", e os dois com mesmo preço: É provável que você pense que o módulo com "2000 watts PMPO" seja bem mais forte, afinal, são "2000 watts"!!! Mas se você ver a potência RMS, e um tiver 200 watts RMS e o outro 300 watts RMS, aí sim, é a potência que merece sua atenção e vai ser decisiva na sua escolha final.
Potência RMS: é o que vale!
RMS significa "Root Mean Square" (Raiz média quadrada).
É o valor confiável, a potência real dos amplificadores e falantes. Com esse valor você pode comparar os produtos do mercado, pois é o metodo formal e padrão adotado por todos os fabricantes do mundo para especificar a potência real de seus produtos.

RMS é a máxima potência que o amplificador e o falante suportam desde que estejam reproduzindo a faixa de frequência para quais eles foram fabricados, isto é, a potência que eles suportam ao funcionar por bastante tempo reproduzindo uma música.
Se o fabricante divulga a potência em Watts RMS é um ótimo sinal. Ele está sendo muito honesto e acredita que seus clientes saberão entender suas especificações.
Por exemplo, se você instalar um módulo que tenha 50 Watts RMS em 4 ohms, em um alto-falante de 50 Watts RMS em 4 ohms também, a durabilidade dos aparelhos será de um tempo indeterminado, mas muito tempo.

Embora não devesse, a potência de um amplificador ou falante é sempre dada em Watts, seja RMS ou PMPO.
Não é ilegal deixar de informar se a potência é RMS ou PMPO. É apenas conveniente para alguns fabricantes...
Os valores dados em PMPO são sempre altos. Em RMS os valores são mais modestos, porém reais, para uma mesma classe de aparelhos.
Se o anúncio apregoa uma potência alta para um aparelho modesto, pode desconfiar que o fabricante está falando em Watts PMPO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

RODELÃO6970 SSB

Configurações transmissor largura de banda para ESSB O gráfico a seguir é uma referência para aqueles que precisam para criarem a sua largu...